Como tirar 2ª via da Celpe

Como tirar 2ª via da Celpe
Imagem: avozdavitoria.com

A CELPE (Companhia Elétrica de Pernambuco) é uma das maiores empresas de distribuição energética em todo o Brasil. Com ampla distribuição que vai do litoral até o Sertão, a companhia possui muitos clientes e serviços em todas as partes do estado. E como em toda empresa de amplo alcance territorial e de serviços básicos, a CELPE possui alguns problemas no envio e o no recebimento do pagamento de contas e por isso mesmo a empresa faz a disponibilização do serviço de retirada da segunda via das contas. Nesse artigo desenvolvido do umCOMO explicamos Como tirar 2ª via da Celpe para que você não tenha problemas no pagamento da sua conta de energia elétrica.

Como tirar 2ª via da Celpe pela internet

Para tirar a segunda via de sua conta da Companhia Elétrica de Pernambuco pela internet, não existem grandes dificuldades. A CELPE disponibiliza o serviço de retirada de segunda via pela internet:

  1. Para começar, no site da CELPE, acesse a página de serviços.Você pode acessá-la diretamente através desse link.
  2. Na lateral direita do site, existirá uma lista com serviços que a companhia disponibiliza a todos os usuários. Clique em "Segunda Via da Conta".
  3. No campo em que se pede "Número da Conta Contrato", insira o número que está em suas outras contas ou em seu contrato de aquisição do serviço elétrico.
  4. Depois, digite o captcha para reconhecer que você não é um robô e você terá acesso às contas dos meses passados, podendo escolher aquelas que lhe são de prioridade.
  5. Depois que você escolheu a conta da qual precisa da segunda via, abra-a e imprima o comprovante. Depois, é só levar ao banco ou a uma casa lotérica e pagar a conta como se fosse a primeira via.
  6. Percebe como a internet nos dá praticidade hoje em dia?

Celpe 2ª via pelo app

Também é possível puxar a conta da Celpe pelo app. Basta procurar por 'app Celpe' na sua loja de aplicativos e fazer o download. Uma vez que ele esteja instalado no seu celular, você só precisa se cadastrar e seguir as instruções do display intuitivo para tirar a segunda via da Celpe pelo celular.

Conta da CELPE pelo CPF

Para puxar a segunda via da CELPE pelo CPF ou retirar a sua segunda via da conta da CELPE por meios físicos o processo tende a ser mais trabalhoso e demorado, um pouco burocrático, mas eficaz nas mesmas proporções. Para pegar a sua 2ª via da conta em uma central física, basta ir à CELPE mais próxima de sua casa com seus documentos em mãos e com uma conta antiga. É necessário levar o CPF.

Quando chegar ao posto de atendimento, faça a requisição da segunda via ao atendente e entregue os documentos que forem requiridos. Aguarde a consulta do funcionário ao banco de dados e aguarde a emissão do documento, que será breve. O maior atraso nesse processo é a provável fila que você terá de encarar nos postos da CELPE, visto que problemas com registro e falta de luz acabam superlotando o atendimento físico que a companhia dá a seus usuários.

Depois que receber o boleto em suas mãos, é simples: basta ir ao banco ou lotérica mais próxima para fazer o pagamento. Fique atento para não demorar muito e acabar pagando juros desnecessários devido a atrasos. Além disso, é muito mais recomendável que se faça esse processo pela internet, para economizar o seu tempo e também reduzir as filas nos postos de atendimento da CELPE.

Leia os nossos artigos sobre Como pagar conta de água atrasada e Como pagar conta de luz pela internet para outras dicas sobre segunda via e contas da casa.

Imagem: uol.com.br

6 dicas básicas para economizar na conta de luz

Muitas vezes é possível reduzir o custo da conta de luz fazendo apenas um uso mais racional dos eletrodomésticos, luminárias e demais aparelhos elétricos. De forma inconsciente, realizamos ações que implicam um alto consumo energético e, portanto, refletem-se na conta de eletricidade. Confira conselhos para poupar na conta de luz:

1. Uso da água quente

O consumo de água quente representa de 20 a 30% do consumo total na maioria das moradias, ainda que isso dependa de se o sistema de aquecimento funciona através de eletricidade ou de outra energia como por exemplo o gás. Para economizar, será necessário colocar o aquecedor o mais perto possível do lugar de utilização e em um lugar que não seja frio demais. Do mesmo modo, será necessário usar a ducha em vez da banheira, já que a energia consumida ao enchê-la com água quente é três vezes maior.

2. Aquecedores elétricos

No caso das casas com aquecimento elétrico, este representa o maior consumo, entre 50 e 60 por cento. Com o objetivo de reduzir o consumo e a despesa, será necessário isolar a moradia, bem como aproveitar o calor do sol. Para isso, deverão ser abertas as persianas durante o dia e correr as cortinas ao entardecer. Por outro lado, recomenda-se o uso de aparelhos de aquecimento com termostato, o que nos permitirá regular a temperatura de acordo com as necessidades de cada momento. Os programadores automáticos também ajudarão a desfrutar da temperatura desejada na hora que desejar, sem a necessidade de ter o aquecimento em funcionamento constante e permanente.

3. Consumo elétrico na cozinha

Na cozinha, são as placas elétricas ou vitrocerâmicas que geram a despesa de consumo de eletricidade. Será necessário usar placas rápidas que, além de poupar energia, são mais cômodas; do mesmo modo, recomenda-se que o fundo das panelas e frigideiras seja plano e um ou dois centímetros maior do que as placas. Se desligarmos as placas 5 minutos antes de retirar o recipiente ainda poderemos aproveitar o calor residual que se liberta.

4. Eletrodomésticos

O lava-louças deverá ser usado apenas quando estiver completamente cheio, para assim evitar ligá-lo constantemente e reduzir seu consumo. Do mesmo modo, deverá ser escolhido o programa adequado ao nível de sujeira e ao tipo de louça; da mesma forma, deverá ser mantido suficientemente cheio o depósito de sal e limpar frequentemente o filtro.

Quanto à geladeira e ao freezer, estes deverão estar longe dos focos de calor, e será necessário descongelar o aparelho quando a camada de gelo depositada nas paredes for maior do que meio centímetro. Acontece que o gelo produz um aumento do consumo de energia, pelo que também se tornam úteis os eletrodomésticos frost free, um sistema de esfriamento por ar que evita a formação de gelo. Siga as orientações do fabricante quanto à correta colocação de alimentos no frigorífico e a serpentina deverá ser limpa a cada 3 ou 4 meses.

5. Lavanderia

Se quisermos reduzir a conta de luz, também teremos de aproveitar ao máximo a capacidade de carga da nossa máquina de lavar roupa e escolher o programa mais adequado para cada tipo de roupa. Ainda assim, nunca deverá ser carregada com mais quilos de roupa dos que os indicados pelo fabricante, já que será contraproducente e poderíamos chegar a estragá-la. Você vai encontrar mais conselhos em nossa seção sobre Cuidar e limpar a roupa.

6. Luz

Nas casas podem ser usadas luminárias e lâmpadas incandescentes bem como tubos fluorescentes. As primeiras são mais baratas, mas obtém-se menos luz por watt consumido, enquanto as fluorescentes duram até vinte vezes mais e consomem três vezes menos. Também se pode optar pelas lâmpadas de baixo consumo que, apesar de terem um preço superior, estão especialmente pensadas para reduzir a conta de luz. É importante saber que fatores devem ser levados em conta para escolher o tipo de iluminação corretamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar 2ª via da Celpe, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.