Como ter um quiosque em Lisboa

Como ter um quiosque em Lisboa
Imagem: panoramio.com

Os quiosques são pequenos espaços comerciais, espalhados pela cidade, que vendem tabaco, café, sumos, jornais e revistas entre outros artigos. Estão normalmente situados em pontos estratégicos, tornando-se bastante úteis para os transeuntes.

São espaços históricos, que funcionavam em tempos como ponto de encontro para a primeira refeição do dia, assim como para o final de tarde. A tradição foi-se mantendo e, em alguns casos, recuperando ao longo do tempo e ainda hoje se encontram inúmeros quiosques pelos cantos da cidade de Lisboa.

Saiba nesse artigo de umComo.com.br como ter um quiosque em Lisboa.

Avaliação de Mercado

Quando você decide abrir um quiosque é fundamental que tenha algumas noções do espaço onde irá abri-lo, de forma a conseguir prever minimamente se é um investimento viável ou se tem fracas hipóteses de sobreviver naquele local.

Então deverá saber se é um espaço movimentado (se é uma praça ou rua com grande passagem de pessoas), se está situado perto de algum local de grande influência, se fica junto a espaços comerciais onde possa ficar perto de muitos trabalhadores, se é um local de passagem de turistas, etc.

Se considerar que tem grandes chances de sucesso, avance com o projeto!

Imagem: lxwalk.blogs.sapo.pt

Consurso Público

Uma das hipóteses para abrir um quiosque em Lisboa é concorrendo a concursos públicos. Estes são publicados quando existe vagas para os quiosques já existentes ou quando se constroem novos, havendo um prazo de entrega de propostas para cada um.

Estas propostas são entregues na Câmara Municipal de Lisboa onde são alvo de avaliação e, posteriormente, as concessões são entregues a quem ganhar o concurso.

As concessões podem-se estender entre 5 a 10 anos, sendo algumas vezes prorrogáveis e os quiosques, no final deste prazo, são sujeitos a novos concursos.

Imagem: quiosquederefresco.blogspot.com

Alugar

Outra opção para ter um quiosque em Lisboa é alugar. Existem diversos anúncios na internet de pessoas que estão a explorar um quiosque, dispostas a ceder o espaço a terceiros, conforme o pagamento de uma renda.

É, contudo, uma opção que poderá sair bastante mais cara, uma vez que as rendas nem sempre são muito justas para o tipo de negócio.

Imagem: facalinkspatrocinados.com.br

Produtos a vender

Depois de ter o espaço, você precisa avaliar que tipo de produtos serão mais rentáveis no seu quiosque.

Saiba que, para ter um quiosque em Lisboa, a venda de jornais e revistas é sempre obrigatória. Contudo, para além destes produtos, você poderá ter algo que o caracterize, que seja único no seu espaço, como um determinado refresco ou gelado, por exemplo.

Você deve ter ofertas variadas de refrescos, gelados, café, tabaco mas ter sempre algo que cative especialmente, que faça as pessoas deslocarem-se ao seu quiosque, em detrimento de outro, para o consumirem.

Imagem: quiosquederefresco.blogspot.com

Cative e seja justo

É muito importante que você cative seus clientes, para que ir ao seu quiosque seja um momento agradável para eles. Seja simpático, amável, bem disposto e cordial.

O modo de atendimento ao público é preponderante para o sucesso de um negócio, ninguém gosta de ir a um estabelecimento onde é mal recebido e tratado.

Outro fator muito importante a ter em conta é os preços que irá praticar. É fundamental que seja justo nos preços e que tenha em conta os preços praticados pelos outros quiosques, para que não perca clientes desnecessariamente.

Imagem: pt.wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter um quiosque em Lisboa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.