Como ter sucesso no meu negócio

Como ter sucesso no meu negócio

Se perguntarmos a qualquer pessoa que teve sucesso no seu negócio qual é a fórmula para conseguir isso, a maioria responderá que é trabalho duro, dedicação e uma pitada de sorte. Com certeza que eles têm razão e o sucesso poderia se resumir a estes aspectos, no entanto, se analisarmos ainda mais poderemos descobrir outras coisas em comum que pode aplicar se quiser ter sucesso no seu negócio.

São muitas as perguntas que vêm à mente na hora de abrir uma nova empresa. Em que devemos nos concentrar? Como devemos atuar? Que tipo de negócio devemos iniciar? O mundo mudou e com ele, os negócios também mudaram, as fórmulas para triunfar não são as mesmas que no século XXI. Por isso mesmo, se estiver se perguntando como ter sucesso no seu negócio, neste artigo de umComo.com.br vamos dar-lhe algumas dicas para o conseguir.

Passos a seguir:
1

Um elemento indispensável para ter sucesso no seu negócio é querer ter sucesso. Se estiver lendo isso é porque deve estar motivado para que o seu negócio prospere e cresça.

O sucesso não aparece simplesmente por sorte ou por acaso, mas sim por ser o resultado de uma atitude e de um trabalho destinado a um objetivo concreto. Portanto, o primeiro segredo para ter sucesso no seu negócio é querer ter sucesso e focar todos os seus esforços para conseguir isso. Ainda que pareça mais fácil dizer do que fazer, há alguns truques que pode colocar em prática para isso:

  • Fixe alguns objetivos: diários, semanais, mensais, anuais e quinquenais. Escreva-os e coloque em um lugar visível para que cada vez que tenha a tentação de desistir, se lembre de por que está trabalhando.
  • Defina uma meta clara e avaliável, por exemplo: ser quem mais vende no setor, ter a maior fidelidade, aumentar as vendas em 50%, etc. Só com objetivos tangíveis poderá saber se as suas metas se cumprem ou não.
  • Defina uma data para as suas metas, pois os limites de tempo ajudarão você a se esforçar, só marcando uma linha vermelha se esforçará ao máximo para conseguir os objetivos.

No seguinte artigo explicamos melhor o que fazer para conseguir alcançar as suas metas.

2

Um dos principais segredos para ter sucesso no seu negócio é saber exatamente como escolher corretamente o tipo de negócio. Neste caso, o melhor conselho que podemos dar é que escolha algo que goste muito. O sucesso só vem acompanhado de esforço, dedicação e horas, por isso mesmo, se não gosta do que faz, nunca colocará o empenho e a vontade necessária para assumir os seus objetivos. A paixão é o principal motor das nossas vidas, o combustível que fará com que cheguemos mais longe quando a força estiver no limite.

A nível empresarial deve escolher um negócio especializado, um nicho concreto e que tenha futuro. Dentro de todos os setores existem nichos e micro nichos e ainda que possa parecer ilógico, quanto mais especializado e pequeno for o seu mercado, mais possibilidades terá de se destacar, ser o melhor e ter mais oportunidades. Por exemplo, se quiser abrir uma loja de nutrição, em vez de ser geral, pode ser especializada no mundo do esporte.

3

Uma boa forma de se especializar e obter o máximo sucesso em seu negócio é analisar as tendências do mercado, procurando aspectos e novas tendências que possam ser adaptadas a você. A nível empresarial é indispensável se reciclar e, se além disso for capaz de ver antes que ninguém uma nova necessidade do mercado, poderá conseguir uma carteira de clientes que dará a você o empurrão necessário para conseguir o sucesso.

4

Quando for iniciar um negócio deve sempre se perguntar a que necessidade responde o seu produto ou serviço e focar tudo para a resolução dessa necessidade. Todos os seus esforços devem ser dirigidos a cumprir com essa necessidade e para isso deverá se dirigir ao seu público alvo.

Muitas empresas não conseguem o sucesso porque têm um público alvo mas não se dirigem adequadamente a ele. Por exemplo, se vende fraldas para bebês, apesar de quem usará o produto serem as crianças, seu público alvo serão as mães, que serão as que comprarão o produto. Deste modo, todos os seus esforços, sua forma de se comunicar e a publicidade que fizer deve ser destinada a satisfazer uma necessidade das mães.

5

Se estiver se perguntando como ter sucesso em seu negócio, existe um aspecto que está em suas mãos e que pouca gente se lembra. Sua empresa está competindo com outras empresas por abrir em um mercado concreto. Qual é a forma de passar por cima da concorrência? A resposta é simples: sendo melhor do que ela.

O que oferece deve ser melhor que o da concorrência, ou pelo menos deve se destacar. Seja porque tem uma qualidade melhor, porque é mais barato ou porque tem um atendimento melhor, deve se diferenciar da concorrência e oferecer algo diferente do que eles oferecem, dar algum incentivo ao seu público para que escolham você ao invés deles.

6

Se perguntar a qualquer empresário como ter sucesso em seu negócio dirão que um dos pilares básicos é aprender todos os dias. A aprendizagem é uma parte fundamental do crescimento empresarial. Deve aprender de si mesmo, erros e acertos, deve aprender da sua especialidade, estar atento às inovações, deve aprender do mercado, saber quais são as novas tendências e se desenvolver constantemente para poder se adaptar às mudanças.

Como todo mundo é imperfeito e comete erros, um dos melhores conselhos que podemos dar para ter sucesso no seu negócio é se rodear de gente que saiba e saber delegar a eles. Existem dois grandes erros muito comuns que levam ao fracasso:

  • Não saber escutar os funcionários.
  • Querer fazer tudo e não delegar tarefas a eles.

Um bom empresário é capaz de reconhecer o talento e premiá-lo, manter-se rodeado de pessoas que fazem melhor e motivar essas pessoas dando um trabalho que esteja à sua altura. Só se você for capaz de escutar e aprender dos seus trabalhadores conseguirá obter sucesso na sua empresa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter sucesso no meu negócio, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.