Partilhar

Como ter sucesso em uma entrevista de trabalho

Imagem: emagister.com

Se desejamos obter um emprego, as entrevistas de trabalho são sempre o passo anterior que não pode deixar de acontecer. Mas para a maior parte das pessoas trata-se de um processo estressante enfrentando longos questionários no meio de um ambiente cheio de ansiedade. Mas estar calmo e seguro é a chave do sucesso, por isso em umCOMO explicamos como ter sucesso em uma entrevista de trabalho para conseguir o emprego desejado.

Também lhe pode interessar: Como agir na entrevista de trabalho
Passos a seguir:
1

Nas entrevistas de trabalho a primeira impressão conta muito, por isso é importante cuidar da aparência antes de participar neste tipo de reunião.

Depois de preparar o CV e escolher a roupa ideal para ir à entrevista, chega o momento de trabalhar a atitude para dar a melhor imagem possível ao seu possível empregador.

2

Em uma entrevista de trabalho, manter a educação é fundamental, por isso jamais esteja comendo ou mastigando algo como chiclete, caramelo, fumando ou com cheiro a cigarro na roupa. Cuidar da nossa aparência significa também estar atento aos pequenos detalhes para dar uma boa impressão.

3

Ao conhecer seu entrevistador cumprimente-o sempre de forma clara e simpática, apertando de preferência a mão. Muitas vezes é bom se apresentar com seu nome, pois às vezes, muitas entrevistas foram realizadas no mesmo dia e é bom que fique claro quem é você entre todos esses CV.

Se conhece o nome de seu entrevistador, pode tratá-lo pelo mesmo, por exemplo: olá Pedro, tudo bem?, bom dia, eu sou a Joana.

4

A atitude em uma entrevista de trabalho deve ser a menos tensa possível. Sabemos que você está nervoso, mas tente assumir uma postura cômoda que o faça parecer relaxado mas sempre profissional. Evite gestos como mexer com as mãos, estalar os dedos, morder os lábios ou as unhas ou jogar o cabelo, pois todos revelam nervosismo.

5

É muito importante olhar nos olhos do interlocutor, ouvindo com atenção o que ele diz sem interrompê-lo até que nos dê a palavra. Ainda que o lugar da entrevista possa lhe parecer atrativo, evite se distrair olhando ao redor, desta forma parecerá alguém focado em vez de um menino curioso.

6

Por mais que o entrevistador possa lhe parecer simpático, agradável, familiar e inclusive até jovem ou com menos experiência que você, nunca se coloque no mesmo nível que ele, nem o trate com muita confiança durante a entrevista. Não esqueça de que se trata de um encontro para obter um emprego, portanto estará sendo constantemente avaliado.

7

Durante a entrevista de trabalho é conveniente manter uma atitude cordial e aberta, respondendo de forma completa às perguntas efetuadas e sempre argumentando nossas respostas. Evite, na medida do possível, responder apenas com um sim ou um não.

8

A forma de falar é fundamental e representa uma porcentagem importante para o sucesso. Normalmente, as entrevistas têm algumas perguntas em comum, como falar sobre os seus defeitos ou qualidades ou falar sobre o seu percurso profissional. Por isso, é muito importante praticar em frente a um espelho o tipo de respostas que irá dar. Este exercício irá fazê-lo sentir-se muito mais confiante em si próprio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter sucesso em uma entrevista de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como ter sucesso em uma entrevista de trabalho

2 comentários
A sua avaliação:
Antonio Francisco da SAilva
foi ótmo essa informaçoes eu agradeço obrigado!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Osvaldo
gostei das dicas vou por las em pratica...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Osvaldo! Que bom saber isso, desejo-lhe boa sorte para as suas entrevistas. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Imagem: emagister.com

Voltar ao topo da página