Partilhar

Como superar a perda de um emprego

Como superar a perda de um emprego

A perda de emprego passou a ser uma situação bastante frequente hoje em dia. As exigências do mercado fazem com que a preparação seja um sofrimento indispensável para o mundo trabalhista. As pessoas viraram meras ferramentas para atingir um fim, a produção e a acumulação de capital. Perante a perda de um emprego as pessoas reagem de forma diferente, com indiferença, com impotência, etc. No entanto, a frustração e a angústia são duas características comuns que se encontram em todas as pessoas que passam por esta situação. A seguir em umComo apresentaremos a você como superar a perda de um emprego.

Passos a seguir:
1

Etapas. Como toda a fase de luto, a perda de um trabalho traz consigo uma série de sentimentos que devemos enfrentar para poder superar a situação. É normal se sentir frustrado perante a situação, invadido pela angústia e inclusive negando o que está acontecendo. Se passar por estes sentimentos significa que está em fase de luto. Tire uns dias para descansar e para se desocupar. É bom que nestas situações tente manter a tranquilidade e recuperar energias para poder, depois, voltar a começar renovado.

2

Assumir e aceitar. O primeiro passo para poder superar a situação de desemprego é começar a assumir a situação. Quanto mais rápido puder aceitar o que aconteceu, mais rápido poderá enfrentar o problema. Porém, é normal que no começo surjam sentimentos contraditórios mas depois de um tempo prudencial eles deveriam ceder para dar lugar à proatividade.

3

Atividades. É importante que nesta etapa da vida comece a realizar atividades que lhe deem prazer, como por exemplo fazer esporte, participar em algum curso, etc. Desta forma também estamos cuidando da nossa saúde mental e estamos nos renovando. É importante que se cuide para poder seguir em frente.

4

Se expor. Evite o isolamento, fale com amigos e familiares sobre o que está acontecendo com você. Eles apoiarão você no que precisar, dando também outra perspectiva da situação. Avalie sua situação atual, tente ver os aspectos positivos por cima dos negativos. Permita que seus seres queridos acompanhem você neste processo e tente manter um pensamento positivo em relação ao futuro.

5

Reavaliar. Este é o momento para pensar sobre seus objetivos trabalhistas. Pense em quais são as coisas que gostaria de fazer e o que pode fazer para consegui-las. Revise seu currículo caso queira procurar um novo trabalho ou se informar sobre como criar seu próprio negócio (se estiver interessado em ser um trabalhador independente). Neste último caso, tente entrar em contato com pessoas que tenham iniciado seu próprio negócio para que possam orientar a você.

6

Paciência. Procurar trabalho ou começar um novo negócio não é algo que se consiga de um dia para o outro. É necessário que tenha paciência e que se mantenha tranquilo e positivo. Apesar deste ser um dos aspectos mais difíceis de conseguir, logo logo verá as consequências favoráveis. Tente lidar com a ansiedade da melhor forma possível para evitar possíveis erros ou enganos.

7

Psicoterapia. Algumas vezes, se recuperar da perda de um emprego é uma tarefa difícil. O desemprego pode levar à depressão e a uma série de consequências que devem ser tratadas com precaução. Por isso, nestes casos, recomendamos que consulte um profissional para que o acompanhe neste processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a perda de um emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como superar a perda de um emprego

Como superar a perda de um emprego
Como superar a perda de um emprego

Voltar ao topo da página