Como simular parcelamento no PicPay

Como simular parcelamento no PicPay

O PicPay é um aplicativo que pode ser baixado em celulares e que funciona como uma conta digital, ou seja, você pode utilizá-lo para receber e enviar valores, além de utilizá-lo para realizar o pagamento de contas e passar produtos no crédito. Ferramentas como essa têm se tornado cada vez mais populares por garantirem, de forma segura, transações bancárias que, antigamente, apenas poderiam ser feitas caso nos deslocássemos até uma agência da instituição bancária na qual temos uma conta aberta. Apesar da popularidade do PicPay e similares, por ser algo novo, é normal que tenhamos dúvidas em relação ao seu funcionamento.

Se você acabou de começar a utilizar o aplicativo e quer saber como simular parcelamento PicPay, leia esse artigo do umCOMO e tire suas dúvidas.

Como simular parcelamento no PicPay

Simular parcelamento no PicPay é algo simples e que pode ser feito utilizando o próprio aplicativo. Aliás, mesmo em aplicativos de bancos usualmente nós podemos fazer uma simulação até mesmo de transferências para sabermos o valor que iremos pagar no fim das contas. Esse tipo de ferramenta pode nos ajudar bastante, não apenas com parcelamentos, mas também com outros tipos de transações financeiras como transferências monetárias para o exterior.

Esse tipo de pagamento também envolve juros e, mesmo sabendo a porcentagem cobrada, é difícil fazer as contas "de cabeça" e, para evitar cálculos errados ou complicados, o ideal é que façamos simulações e olhemos o valor exato sem termos que nos preocupar em fazer contas somatórias de juros ou impostos.

Para usar o simulador PicPay para visualizar valores cobrados em parcelamentos, siga os seguintes passos.

  1. Inicie o pagamento como se fosse seguir em frente até o fim e informe o valor da transação;
  2. Selecione "Parcelar em...", escolhendo o número de parcelas em que você deseja dividir o pagamento.
  3. Assim que selecionar a opção, você conseguirá visualizar o valor de cada parcela, o que inclui todas as taxas a serem cobradas.

Se você quiser conferir outras opções, trocando o número de parcelas, você pode repetir esses passos. Para isso basta alterar a opção. Apenas tome bastante cuidado para não confirmar a transação antes de ter certeza que deseja realizá-la. Afinal, depois pode ser bastante complicado (ou até impossível) de conseguir desfazê-la.

Como calcular juros no parcelamento do PicPay

Parcelamentos envolvem, geralmente, juros, ou seja, em troca de te permitir pagar um valor em diversas vezes ao longo dos meses, a instituição (seja um banco ou, nesse caso, o PicPay) irá cobrar uma taxa que será acrescida ao valor da parcela. Caso você estiver comprando algo parcelado e esse produto não for algo urgente, é melhor evitar os parcelamentos para não gastar um dinheiro a mais em algo que pode esperar e ser adquirido pelo preço original, sem taxas.

No caso do PicPay, é válido dizer que a taxa de juros mensal é de 3,49% sobre cada parcela. Além disso, as parcelas são divididas igualitariamente de forma que todo o mês o mesmo valor será cobrado até que a dívida chegue ao fim.[1] É válido dizer que, além dos juros cobrados pelo parcelamento, o PicPay também cobra um taxa de serviço de 2,99% do valor a ser parcelado.

Ainda que o valor da taxa possa parecer pouco, lembre-se sempre de somar tudo o que deverá ser pago a mais, ou seja, se deve somar todos os valores cobrados durante o tempo de pagamento das parcelas para saber o valor extra que estaremos pagando, o que pode nos mostrar que o parcelamento não vale a pena.

Um problema que usuários das plataforma digitais que envolvem transações financeiras encaram é a falta de certeza acerca de sua segurança. Essa é uma preocupação bastante válida já que, com o aumento das transações digitais, aumentaram também os golpes que podemos sofrer por esse meio, assim, todo cuidado é pouco. Para saber se você deve ou não usar um site ou aplicativo que encontrou devido à segurança, também veja como saber se uma plataforma de negociação é segura.

Dicas sobre parcelamentos

Parcelar um valor pode ser essencial em alguns momentos, principalmente se precisamos adquirir um produto de alto valor e ainda não temos todo o dinheiro necessário. Entretanto, pode ser uma cilada realizar esse tipo de comprar sem, antes, conferir as vantagens e desvantagens. Agora que você já sabe como simular parcelamento no PicPay, veja abaixo algumas dicas que poderão te ajudar decidir se você quer mesmo realizar a compra parcelada:

  • Faça outras simulações: se você tiver o valor disponível no crédito de seu cartão, confira as taxas cobradas pelo banco e também simule a transação. Por vezes pode ser mais vantajoso financeiramente fazer um parcelamento com o próprio banco em vez de optar por outra instituição.
  • Confira o valor final: ao final da simulação de parcelamento, você será capaz de visualizar o valor final a ser pago, ou seja, a somatória de todas as parcelas. Veja o valor original do produto que você está adquirindo e o subtraia, sabendo assim exatamente quanto você pagará a mais. Essa é a melhor forma de saber se um parcelamento vale ou não a pena.
  • Evite adquirir supérfluos: como você já sabe, o parcelamento necessariamente resulta em pagamento de juros, assim, você estará sempre desembolsando um dinheiro extra para poder realizar esse tipo de compra. Se a ideia for comprar algo que não é efetivamente necessário, a melhor ideia é apenas juntar o dinheiro e, quando o tiver integralmente, adquirir o produto. Deixe parcelamentos para coisas necessárias que você não tem como pagar no momento.
  • Certifique-se de que conseguirá pagar a parcela: caso haja atraso no pagamento das parcelas, o PicPay irá cobrar novas taxas. Nunca faça esse tipo de acordo sem ter a certeza de que você conseguirá pagar o devido. Afinal, você poderá acabar desembolsando um valor bastante maior do que o original por falta de planejamento.

As dicas acima podem parecer simples, mas serão essenciais na hora de se certificar e evitar arrependimentos ou dinheiro desperdiçado. Caso você tenha tido problemas com parcelamentos ou dívidas anteriormente e quer saber se o seu nome está sujo no SPC e Serasa, veja nosso outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como simular parcelamento no PicPay, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

ReferĂȘncias
  1. Como o parcelamento funciona? PicPay, 2020. Disponível em: https://meajuda.picpay.com/hc/pt-br/articles/360048309532-Como-o-parcelamento-funciona-#:~:text=Inicie%20o%20pagamento%20que%20deseja,simular%20o%20valor%20do%20parcelamento. Acesso em: 10 jan. 2021.