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Como ser um líder no trabalho

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser um líder no trabalho

O seu chefe responsabilizou você de liderar um projeto e você não sabe como o abordar? Ainda que ser líder no trabalho pareça fácil, não é. Não basta assumir o comando e dar ordens, é preciso saber tratar cada companheiro, resolver os conflitos que possam surgir com os outros membros do quadro ou entre eles, planejar bem o trabalho... Se quiser saber de que forma pode conseguir isto, preste atenção aos conselhos do seguinte artigo de umComo.com.br no qual vamos mostrar como ser um líder no trabalho.

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Passos a seguir:
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É preciso planejar a estratégia a ser seguida. Antes de montar um grupo, o líder deve saber que caminho seguirá para escolher os trabalhadores mais adequados para cada cargo. Neste sentido, é muito importante que saiba do que está falando, que se documente a fundo sobre o projeto para resolver qualquer dúvida que possam ter os trabalhadores. Se o líder for incapaz de responder às perguntas dos seus trabalhadores e evidenciar um desconhecimento sobre o assunto, aumentará a desconfiança.

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Se você conseguir criar a equipe, tente que haja a melhor química possível. O ambiente de trabalho e a cumplicidade serão sempre melhores entre dois trabalhadores que se dão bem, que se conhecem faz tempo e que sabem trabalhar lado a lado, ao invés de escolher trabalhadores que não se falam. A união do grupo é um elemento-chave na hora de exercer uma boa liderança.

Caso não possa escolher os integrantes, é preciso ser capaz de integrar cada um dos membros, ainda que algum não pareça, para você, o profissional ideal para o cargo. Se alguém ficar um pouco atrasado, tente ajudar. Você deve guiar sempre os seus trabalhadores para ajudá-los a encontrar a solução para cada problema, ajudar mantendo-se à margem.

Como ser um líder no trabalho - Passo 2
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Saber escutar os outros também ajudará você a exercer a liderança com sucesso. É claro que você é o líder do grupo e o responsável pelas decisões tomadas, mas deve pedir as opiniões dos outros colegas e integrá-las ao nosso projeto sempre que for possível. Qualquer ideia pode ser boa e haverá ocasiões em que um ponto de vista diferente ajudará você a encontrar soluções. E se a coisa não der certo, assuma as responsabilidades sem culpar os outros.

Como ser um líder no trabalho - Passo 3
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Um bom líder sempre deve ser positivo e manter alta a moral de sua equipe. Caso contrário, cairá em uma espiral negativa e os resultados se ressentirão. Ainda que os trabalhadores enfrentem uma tarefa complicada e não estejam seguros de enfrentá-la bem, você deve mostrar a eles todo o seu apoio para demonstrar que é possível, para que tenham confiança.

Como ser um líder no trabalho - Passo 4
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O autocontrole permite a um líder conduzir a sua equipe pelo caminho correto. Não deve agir de forma autoritária, a todo o momento deve mostrar empatia para com seus subordinados, ainda que deixando claro que quem manda e dá as ordens é você. Também deve ser capaz de controlar as emoções. Se os trabalhadores veem um líder capaz de controlar as suas emoções, o imitarão e o trabalho será melhor; mas se o líder se descontrolar com frequência terá uma má repercussão sobre o grupo.

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