Partilhar

Como ser um líder no trabalho

Como ser um líder no trabalho

O seu chefe responsabilizou você de liderar um projeto e você não sabe como o abordar? Ainda que ser líder no trabalho pareça fácil, não é. Não basta assumir o comando e dar ordens, é preciso saber tratar cada companheiro, resolver os conflitos que possam surgir com os outros membros do quadro ou entre eles, planejar bem o trabalho... Se quiser saber de que forma pode conseguir isto, preste atenção aos conselhos do seguinte artigo de umComo.com.br no qual vamos mostrar como ser um líder no trabalho.

Também lhe pode interessar: Como se destacar no trabalho
Passos a seguir:
1

É preciso planejar a estratégia a ser seguida. Antes de montar um grupo, o líder deve saber que caminho seguirá para escolher os trabalhadores mais adequados para cada cargo. Neste sentido, é muito importante que saiba do que está falando, que se documente a fundo sobre o projeto para resolver qualquer dúvida que possam ter os trabalhadores. Se o líder for incapaz de responder às perguntas dos seus trabalhadores e evidenciar um desconhecimento sobre o assunto, aumentará a desconfiança.

2

Se você conseguir criar a equipe, tente que haja a melhor química possível. O ambiente de trabalho e a cumplicidade serão sempre melhores entre dois trabalhadores que se dão bem, que se conhecem faz tempo e que sabem trabalhar lado a lado, ao invés de escolher trabalhadores que não se falam. A união do grupo é um elemento-chave na hora de exercer uma boa liderança.

Caso não possa escolher os integrantes, é preciso ser capaz de integrar cada um dos membros, ainda que algum não pareça, para você, o profissional ideal para o cargo. Se alguém ficar um pouco atrasado, tente ajudar. Você deve guiar sempre os seus trabalhadores para ajudá-los a encontrar a solução para cada problema, ajudar mantendo-se à margem.

Como ser um líder no trabalho - Passo 2
3

Saber escutar os outros também ajudará você a exercer a liderança com sucesso. É claro que você é o líder do grupo e o responsável pelas decisões tomadas, mas deve pedir as opiniões dos outros colegas e integrá-las ao nosso projeto sempre que for possível. Qualquer ideia pode ser boa e haverá ocasiões em que um ponto de vista diferente ajudará você a encontrar soluções. E se a coisa não der certo, assuma as responsabilidades sem culpar os outros.

Como ser um líder no trabalho - Passo 3
4

Um bom líder sempre deve ser positivo e manter alta a moral de sua equipe. Caso contrário, cairá em uma espiral negativa e os resultados se ressentirão. Ainda que os trabalhadores enfrentem uma tarefa complicada e não estejam seguros de enfrentá-la bem, você deve mostrar a eles todo o seu apoio para demonstrar que é possível, para que tenham confiança.

Como ser um líder no trabalho - Passo 4
5

O autocontrole permite a um líder conduzir a sua equipe pelo caminho correto. Não deve agir de forma autoritária, a todo o momento deve mostrar empatia para com seus subordinados, ainda que deixando claro que quem manda e dá as ordens é você. Também deve ser capaz de controlar as emoções. Se os trabalhadores veem um líder capaz de controlar as suas emoções, o imitarão e o trabalho será melhor; mas se o líder se descontrolar com frequência terá uma má repercussão sobre o grupo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um líder no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como ser um líder no trabalho

Como ser um líder no trabalho
1 de 4
Como ser um líder no trabalho

Voltar ao topo da página