O telemarketing é uma forma de apresentação e venda de produtos ou serviços efetuada através de chamadas telefônicas. Os vendedores de telemarketing, por não se encontrarem falando presencialmente com o cliente, vêem a sua função mais dificultada, pois, apesar das técnicas de venda serem as mesmas usadas por um bom vendedor presencial, existe necessidade de prestar atenção a outros pormenores, sobretudo a voz. Para saber como ser um bom vendedor de telemarketing, continue lendo este artigo do umCOMO.
Ao estabelecer uma ligação telefônica com o cliente, a primeira coisa que este irá percepcionar acerca do vendedor será a sua voz, pelo que ela assume grande importância no telemarketing. É importante ter uma boa dicção, falar as palavras com clareza, no volume de voz certo, adotar um discurso dinâmico e não aquele aborrecido como se estivesse lendo um relatório e, sobretudo, falar com um sorriso nos lábios, de forma a transmitir simpatia.
Preste também atenção à postura. O vendedor de telemarketing passa muito tempo sentado, e isso pode fazer com que adote uma posição mais relaxada, o que irá influenciar diretamente a forma como fala com o cliente. O ideal é que o vendedor se mantenha numa posição firme, sentado corretamente na cadeira, de forma a conseguir falar de forma correta e com a energia necessária para criar o ambiente de venda.
Para as vendas de telemarketing é utilizado um script. Trata-se de um roteiro de argumentação com as perguntas a serem colocadas e as respetivas hipóteses de resposta que o cliente dará. Um bom vendedor de telemarketing deverá estudar muito bem o seu script, para que o diálogo ocorra de forma natural sem que o cliente perceba que a conversa estava anteriormente planeada.
No entanto, como cada caso é um caso, o cliente poderá responder algo que não está incluído no script. Nesse caso, o vendedor de telemarketing deve também ter a capacidade de improvisar uma resposta, fornecendo as informações necessárias de acordo com o conhecimento que tem. Consoante a imagem da empresa ou o que lhe foi pedido, o vendedor pode fazê-lo com humor ou com seriedade.
O vendedor de telemarketing deverá também ser um excelente ouvinte. Não só deve saber escutar o cliente, ouvindo o que ele tem a dizer e a perguntar, como ainda deve prestar atenção ao som de fundo, ao que está acontecendo em redor do cliente. Por exemplo, se o vendedor tiver contatado para vender um serviço de canais de televisão e ouvir crianças brincando, isso poderá significar que o cliente em questão tem filhos, e nesse caso pode usar argumentos baseados no entretenimento das crianças com os canais infantis de forma a convencê-lo.
Enquanto escuta o que o cliente vai dizendo, será útil se tomar notas de aspetos que considera importantes para abordar quando tiver oportunidade. Já que não é correto interromper o cliente, esta é uma boa forma de não deixar nada por dizer e de se certificar que fornece todas as informações e esclarece todas as dúvidas.
Nunca descure sua motivação. Como vendedor de telemarketing pode ter passado as horas anteriores sem conseguir fechar nenhum negócio ou ouvindo cliente mal dispostos, no entanto é importante que mantenha o foco e inicie cada telefonema como se fosse o primeiro do dia, com igual motivação e energia. A atitude é a chave da venda, não se esqueça disso.
Essas são dicas específicas para um vendedor de telemarketing, no entanto, para ser um bom vendedor você deverá conhecer também as técnicas de venda mais gerais, como tratar o cliente pelo nome, evitar palavras negativas, confirme que o cliente entendeu cada ideia que lhe transmitiu, entre outras que pode consultar neste artigo de como ser um bom vendedor.
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