Como ser um bom profissional

Como ser um bom profissional

Alguma vez se perguntou se é um profissional de sucesso? Na sociedade que vivemos, a competição é enorme e você pode ser facilmente substituído. Se procura a benção do seu chefe, o reconhecimento dos seus colegas, a sensação de realização profissional ou simplesmente não ser despedido, saiba que existem formas de melhorar seu desempenho. A boa postura, as relações saudáveis com os colegas e o profissionalismo podem ser alcançados com um esforço diário. Saiba como ser um bom profissional com essas 10 dicas do umComo.

Passos a seguir:
1

Evite ser competitivo, mas não deixe de ser ambicioso. Um bom profissional deve sempre ambicionar ser melhor na sua atividade. Procure aprimorar as suas competências de forma contínua, sem passar por cima dos colegas. Menosprezar o trabalho dos outros não vai melhorar a qualidade do seu, por isso tente competir consigo mesmo e ser mais produtivo hoje do que foi ontem.

2

Invista na aquisição de competências e conhecimentos. Na era da informação e conhecimento, o bom profissional procura sempre estar atualizado e aprender a desenvolver tarefas novas. Procure conhecer as tendências profissionais e adquirir novos talentos e valores. Ficar preso no passado vai fazer com que seu chefe e seus colegas pensem que você não tem capacidade de aprendizagem, por isso invista no autoconhecimento.

3

Estabeleça metas. É importante definir objetivos e prazos que dependam somente de você. Isso vai contribuir para sua automotivação e fazer de você um funcionário melhor.

4

Saiba trabalhar em equipe. O bom profissional sabe e gosta de trabalhar com conjunto com os colegas. Procure sempre ajudar os outros, sem nunca descuidar de suas funções. Quando você se isola e não consegue articular tarefas em grupo, você revela falta de espírito de equipe e prejudica o funcionamento eficaz do trabalho.

5

Seja autônomo. Não espere que lhe peçam para fazer algo e tenha iniciativa para resolver problemas. A sua atitude empreendedora será valorizada! Não espere que as coisas aconteçam ou que alguém faça a tarefa antes de você e aproveite a oportunidade para brilhar.

6

Integre-se na empresa. Tente assimilar os valores, os costumes e a cultura da empresa. Se seus colegas almoçam juntos às sextas-feiras, não seja anti-social e coma com eles. É importante que os as pessoas da empresa saibam que você não se acha melhor que eles. Tente ser amável nas horas livres e intervalos.

Dica: Esse artigo do umComo oferece 10 dicas para conviver com os colegas de trabalho.

7

Saiba gerir seu tempo. Um bom profissional deve saber gerir seu tempo. Seu chefe não vai querer ouvir desculpas de como você não teve tempo para desempenhar determinada tarefa, por isso tente sempre concluir seus objetivos dentro do prazo estabelecido.

8

Aposte na sua capacidade de comunicação. Um profissional exemplar sabe exprimir suas ideias de forma clara e objetiva. Se você não é um comunicador nato, invista nas suas capacidades de oratória para que nunca lhe faltem as palavras.

9

Procure inovar. As suas ideias serão valorizadas pelos trabalhadores da firma, por isso nunca as guarde para você. Um profissional criativo é sempre valorizado, por isso tente sempre mostrar conceitos novos para os colegas e para o chefe. Quando for para casa, tente pensar em formas novas de melhorar os serviços da empresa.

10

Esteja aberto a mudanças. Mostre-se disponível para alterações no seu método de trabalho. A mudança é a única coisa constante na vida, por isso não mostre ressentimentos se algo está mudando no processo. A sua capacidade de adaptação faz de você um bom profissional e seu chefe vai notar se você hesitar em dar um passo em frente.

Bom trabalho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom profissional, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.