Como ser um bom colega de trabalho

Como ser um bom colega de trabalho

Quando entramos no mundo de trabalho, quer queira ou não, este começa a ocupar um espaço importante nas nossas vidas, passamos um bom número das horas do dia no escritório, por isso os vínculos e as relações que desenvolvemos dentro desse ambiente podem sair dali e misturar-se facilmente com o pessoal. Por esse motivo é importante tentar converter-se em um colega de trabalho que os outros possam respeitar e admirar profissional e pessoalmente, por isso em umComo.com.br damos algumas ferramentas para que você saiba como ser um bom colega de trabalho.

Passos a seguir:
1

Ser um bom colega de trabalho é frequentemente associado com o profissionalismo, não se trata de defender com unhas e dentes quem comete erros, ou de ser um Robin Hood do escritório, se trata de contar com uma atitude respeitável para com os seus colegas e com você mesmo.

2

Independentemente do bom que você seja em um trabalho ou determinada taref, tente manter a humildade e estar disposto a compartilhar o seu conhecimento com alguém que possa precisar dentro da empresa.

3

Controle o estresse e a ansiedade e tente, ainda nos momentos de crise, manter a serenidade. Esta é uma qualidade que não só denota profissionalismo, mas também que funciona como um efeito dominó, se alguém da equipe é comedido e controlado os outros serão contagiados por essa atitude

4

Seja coerente entre o que você diz e o que faz, isto também mostra que você é uma pessoa sincera, e ainda mais no campo trabalhista, que às vezes parece mais uma batalha do que outra coisa, a honestidade é valorizada.

5

Aprenda a comunicar-se e a dizer o que pensa sem falar pelas costas dos outros. Por mais que todos façam isso, um bom colega de trabalho não teme dizer ao outro o que opina, com educação e respeito; isto é muito melhor do que falar pelos corredores baixinho, e o outro agradecerá.

6

Assuma suas responsabilidades sem culpar a sua equipe, o seu chefe ou a empresa. Para falar a verdade, haverá situações que vão escapar da sua responsabilidade pessoal, mas quando não for assim, aceite com coragem os seus erros, os outros saberão notar e apreciar sua maturidade e profissionalismo.

7

Tente ser positivo, ver o lado bom das coisas, dar opiniões construtivas e aceitar alguns aspectos com sentido de humor. Uma equipe de trabalho admira muito um membro deste tipo, que tenta ver o copo meio cheio, não esquecendo o negativo, mas destacando o positivo.

8

Seja paciente e tolerante e aprenda a abrir-se a posições e opiniões diferentes da sua, respeite o outro mesmo quando não esteja de acordo com sua proposta. Também é importante que os seus colegas vejam você como alguém acessível, com quem podem falar e compartilhar.

9

Foi repetido em várias sugestões, mas nunca é demais expressá-lo de forma mais direta: se quer ser um bom colega de trabalho respeite o outro, tenha consideração e entenda sua posição mesmo quando não concorde com ela, isto é vital para gerar empatia e um ambiente de trabalho harmonioso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom colega de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Não esqueça que grande parte do seu dia é passado no escritório, por isso é importante criar um ambiente trabalhista harmonioso e agradável.