Como ser mais organizado com dinheiro

Como ser mais organizado com dinheiro

Se custa a você chegar ao fim de mês, se sua conta fica muito rápido sem fundos, é bom aprender um pouco de organização econômica para que possa passar todo o mês com dinheiro e sem preocupações. Mas ser organizado com dinheiro não implica fazer um orçamento e se prender estritamente a ele, é mais que disso. Em umComo vamos explicar como ser mais organizado com o dinheiro para poder equilibrar as suas finanças.

Passos a seguir:
1

Todos os meses tem que enfrentar pagamentos (luz, água, telefone, condomínio, o seguro do carro, etc.) assim, para não ficar louco com todas as contas, o primeiro que devemos fazer é colocar todas as contas em débito automático em uma conta e pagá-las automaticamente no mesmo dia de cada mês. Assim, nos certificamos de pagar pontualmente as contas e pouparemos as multas ou penalizações por atrasos.

Neste artigo contamos a você como poupar na conta da luz.

2

Outro aspecto bastante importante é ter organizadas as contas bancárias. Se temos contas em diferentes bancos podemos tentar agrupá-las todas em uma mesma entidade, o que por exemplo nos poupará comissões na hora de transferir dinheiro de uma conta para a outra. Também ganharemos tempo na hora de fazer transações. Se tem contas que não utiliza, feche. Tem que pagar despesas de manutenção, assim você poupará e terá seu dinheiro bem mais organizado.

3

Se quer poupar, registre as suas despesas do dia a dia. No princípio isso de anotar todas suas despesas, de um pão até à compra da semana no supermercado pode ser um pouco chato, mas aos poucos se acostumará. Também deve anotar se paga em dinheiro ou com cartão.

4

Após umas semanas de anotar as despesas -um mês é um bom prazo- pode dividi-las em categorias. Uma categoria podem ser as despesas do lar, outra a comida, o lazer, a roupa, contas domésticas, etc. Dentro de cada categoria pode diferenciar entre os pagamentos feitos em dinheiro e os que fizer com cartão de crédito. Mês a mês pode comparar as suas despesas em cada categoria e saber em qual gasta mais.

5

Uma vez analisadas as despesas, pode estudar se interessa mais a você utilizar dinheiro ou os cartões, saber quando chegarão as contas mais importantes e ajustar outras despesas, como as da categoria lazer, para não desequilibrar as suas contas. Pouco a pouco descobrirá em que gasta mais, mas se começar a planejar as suas despesas conseguirá equilibrá-las e começará a poupar.

6

Revise periodicamente suas despesas. Conserve os recibos, os comprovativos de pagamento com cartão, etc., e a cada certo tempo comprove que não houve erros na hora do pagamento. Se guarda os recibos sempre poderá reclamar perante um erro ou uma cobrança que não deveria ter sido realizada. É muito importante controlar os pagamentos que fazemos.

7

Se você é investidor, deve aprender a valorizar o risco de cada investimento. Não é o mesmo ter um prazo fixo que um fundo ou um plano de pensões, em todo momento temos que saber onde mais nos convém pôr nosso dinheiro. Para administrar melhor as finanças podemos nos informar. Assim evitaremos comprar em alta ou vender em baixa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais organizado com dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.