Partilhar

Como ser feliz no trabalho

Por Samuel Ferraro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser feliz no trabalho
Imagem: maisestudo.com.br

Hoje, vivemos em uma corrida para o sucesso pessoal, amoroso e profissional, e durante essa corrida, esquecemos de olhar e aproveitar o percurso dessa caminhada. O foco no sucesso é como olhar diretamente para o sol: ele nos cega e nos impede de contemplar tudo ao redor. A busca pela felicidade é uma busca que deve ser constante. Ser feliz e proporcionar felicidade deve ser nosso foco principal. Na maioria das vezes, atrelamos nossa felicidade no caminho oposto ao do trabalho. Mas, o conceito de ‘ser feliz’ deve ser permeado, principalmente, no âmbito profissional, já que é no trabalho (ou trabalhando) que passamos maior parte do tempo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e confira as nossas dicas sobre como ser feliz no trabalho.

Também lhe pode interessar: Como evitar erros no trabalho

Escolha algo que te deixe realizado.

A realização é a recompensa por algo bem feito. Quando escolhemos algo que nos dá prazer, alcançamos um patamar de qualidade superior a outras pessoas que o fazem só por fazer. Identificar o que te faz feliz é um trabalho duro e confuso, mas com calma e dedicação, você irá encontrar aquilo que te preenche. Esse é o primeiro passo para a plenitude do sucesso no trabalho.

Se desprenda do Ego

O desprendimento do ego é um passo nada fácil, mas necessário para a felicidade. As pessoas costumam atribuir sucesso a comparações com outros modelos. Como por exemplo, meu carro é melhor do que o do meu vizinho. Isso não é sucesso, isso é o supra sumo da vaidade. Se livrar da vaidade é se desprender da falsa expectativa e, conseqüentemente, do fracasso. Para ser feliz no trabalho é necessário saber que nem tudo é perfeito.

Dê seu suor, mas nunca seu sangue

Dar seu suor pelo seu trabalho significa dar seu empenho, sua dedicação e seu esforço. Dar o sangue significa dar sua vida, sua alma e todo seu tempo. Dando seu suor, o trabalho tende a ser prazeroso, e assim, te fazer feliz. Dar o sangue remete a dor e a negação de sua própria vida, e isso está errado, e muito errado. Se o seu esforço e dedicação não forem suficientes para o trabalho, você está no trabalho errado.

O prazer do trabalho em equipe

Procure se cercar de boas pessoas, de pensamentos bons e verdadeiros companheiros. Por mais difícil que as vezes isso seja, esse passo será crucial na sua caminhada a plenitude no trabalho. Ser companheiro, ter boas atitudes e ajudar ao próximo será uma boa forma para atrair pares. Esteja aberto a críticas e nunca leve para o lado pessoal. O perdão e a relevância são ferramentas úteis e necessárias para qualquer convivência social. Se isolar na realização de uma tarefa é diferente de realizar uma tarefa com foco. Se blindar para as pessoas é se proteger, também, da felicidade.

Não faça só por dinheiro

Dinheiro é bom, sim. Mais que isso, ele é necessário. Mas, muitas vezes, a busca desenfreada pelo dinheiro nos deixa obcecado pelos bens materiais e pelos prazeres que eles nos proporcionam, e isso não é felicidade. A felicidade não está em coisas. A busca e o foco no dinheiro nos levam a fantasiosa realização proporcionada pelo ego e pela vaidade. A real alegria está em fazer, sentir e proporcionar. Seu trabalho deve dar mais prazer do que a o dinheiro que irá te proporcionar. Ter amor ao que faz é um pagamento único, raro e prazeroso. Dê valor a ele.

Compartilhe

Você verá que seu conceito de felicidade profissional será alterado no momento em que você compartilhar mais. Repasse o que aprendeu. Ensine a quem puder. Compartilhe não só a técnica de seu trabalho, mas, principalmente, o amor empregado na realização do ato. Aprender a ser feliz no que faz é uma dádiva que merece e deve ser passada a todos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser feliz no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como ser feliz no trabalho

1 comentário
A sua avaliação:
rafael de jesus
lendo a frase " vc está no trabalho errado " reflito e penso em pedir demissão !!! hehehe muito bom o artigo
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafael! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando o umCOMO :)

Como ser feliz no trabalho
Imagem: maisestudo.com.br
Como ser feliz no trabalho

Voltar ao topo da página