Como ser babá nos Estados Unidos

Como ser babá nos Estados Unidos

Morar e trabalhar fora do país é o sonho de muita gente. Afinal, fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de permitir o aprendizado de um novo idioma, passar um período no exterior também promove resiliência, autoconhecimento e respeito ao próximo, já que é uma experiência que proporciona contato com pessoas de diferentes culturas e modos de ver a vida.

No processo de pesquisar sobre as formas de morar fora legalmente, muitas pessoas se deparam com a possibilidade de ser babá nos Estados Unidos. Afinal, essa é uma profissão que tem bastante demanda e paga bons salários no país norte-americano, além de não exigir uma formação superior específica para ser exercida. Pensando nisso, nós do umCOMO preparamos um conteúdo completo para te contar tudo que você precisa saber sobre como ser babá nos Estados Unidos. Vem com a gente conferir!

Pode ser babá nos Estados Unidos com visto de turista?

Se a possibilidade de ser babá nos Estados Unidos encheu seus olhos, você deve estar se perguntando como é o processo para conseguir um emprego como babá no país. Mas a verdade é que o processo não é assim tão simples. Isso porque, para conseguir um visto de trabalho, o empregador precisa provar para o governo americano que nenhuma outra pessoa de cidadania americana quis aquele emprego - o que acaba dificultando o processo para obter o visto correto.

Por outro lado, muitas pessoas vão para os Estados Unidos com visto de turista para tentar encontrar um emprego de babá ao chegar. Essa pode parecer uma oportunidade tentadora, afinal os salários de babá - ou nanny, na tradução livre para o inglês - variam entre 13 e 21 dólares por hora, dependendo da região dos Estados Unidos e do número de crianças que serão cuidadas.

No entanto, precisamos ressaltar que é ilegal trabalhar nos Estados Unidos com visto de turista. Se você for pego(a), é possível que seja deportado(a) e enfrente restrições para entrar novamente no país por anos. Por isso, essa é uma opção extremamente arriscada e que nós não podemos recomendar. Mas isso não significa que você deve deixar o seu sonho de lado. Existe uma outra alternativa: o intercâmbio de Au Pair, através do qual você pode trabalhar como babá nos EUA legalmente! Continue conosco que vamos te explicar do que se trata esse programa e o que fazer para participar.

Leia mais: Como comprar iPhone nos EUA e usar no Brasil

Como ser babá nos Estados Unidos: intercâmbio de Au Pair

O Au Pair é uma modalidade de intercâmbio em que host families - ou familias anfitriãs, em tradução livre - recebem meninas jovens em suas casas para trabalhar cuidando dos seus filhos. Em troca, as intercambistas recebem um salário semanal, alojamento, alimentação e uma bolsa de estudos de 500 dólares americanos para estudar algum assunto de seu interesse.

Esse programa de intercâmbio é bastante conhecido entre as pessoas que buscam viagens de longa duração de baixo custo, já que o investimento é relativamente baixo para um período mais extenso de tempo. Em geral, as intercambistas investem em média 5 a 7 mil reais para ficar nos EUA por até 2 anos.

O Au Pair é regulamentado pelo governo americano. Por isso, ele está englobado na categoria de vistos J-1. Sendo assim, é possível trabalhar como babá nos Estados Unidos legalmente através dessa modalidade. Entre as regras do programa, podemos citar:

  • Carga horária de trabalho de no máximo 45 horas semanais e 10h diárias;
  • No mínimo 1 dia e meio de folga por semana;
  • Pelo menos 1 final de semana completo de folga por mês;
  • Seguro saúde;
  • Acomodação em quarto individual;
  • Todas as refeições pagas pela família;
  • Duas semanas de férias remuneradas por ano;
  • Exercer somente atividades ligadas às crianças.

O visto J-1 na categoria de Au Pair permite que o intercambista fique nos Estados Unidos por no máximo 2 anos. Por isso, ele é indicado para quem quer ter a experiência de morar e trabalhar em outro país, mas que não pretende imigrar definitivamente. O intercâmbio é uma excelente oportunidade para vivenciar trocas culturais, praticar o inglês e viajar.

Requisitos para ser babá nos EUA

Se quer saber como ser babá nos Estados Unidos através do programa de Au Pair, saiba que para fazer isso você precisará se inscrever em uma das agências regulamentadas pelo governo americano. O papel das agências é te colocar em contato com famílias anfitriãs para que você consiga o seu match, isto é, a definição da família para quem você irá trabalhar.

As agências americanas mais conhecidas para o programa de Au Pair são a Cultural Care, Au Pair In America e Au Pair Care. No Brasil, essas empresas são representadas por agências de intercâmbio, como World Study, Experimento, STB, CI, Cultural Care, entre outras. Em geral, as agências pedem que as candidatas preencham os seguintes requisitos para ser babá nos EUA:

  • Ter entre 18 e 26 anos;
  • Ensino Médio completo;
  • Horas comprovadas de experiência com crianças;
  • Carteira de motorista válida;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Ser solteira e sem filhos;
  • Apresentar atestado de saúde;
  • Ter disponibilidade para ficar nos EUA por no mínimo 12 meses;
  • Inglês intermediário.

Quanto ganha uma Au Pair nos Estados Unidos

As agências de intercâmbio cobram taxas para intermediar o processo entre a au pair e família anfitriã. Mas a boa notícia é que praticamente todos os custos da viagem estão inclusos nesse valor, como passagens aéreas, seguro saúde, acomodações e refeições, bolsa de estudos e férias remuneradas. O gasto que fica por conta da intercambista é o visto J-1.

A boa noticia é que é possível recuperar esse investimento trabalhando. Afinal, quanto ganha uma babá nos EUA na modalidade de Au Pair? De acordo com as regras do governo estadunidense, o salário mínimo para uma au pair é de 195,75 dólares por semana, totalizando 780 dólares mensais. Vale ressaltar que esse valor pode ser negociado com a família anfitriã, mas você nunca pode ganhar menos do que isso, ok?

Ao fazer as contas, você pode se surpreender. Afinal, o salário da au pair dividido pelas 45 horas semanais trabalhadas por semana é muito menor do que a média de 13 a 21 dólares/hora que mencionamos anteriormente.

Isso acontece porque o governo entende que o valor relativo à hospedagem e alimentação já são descontados do salário. Sendo assim, o valor líquido que a intercambista recebe semanalmente vai direto para o bolso, sem nenhum desconto adicional.

Se gostou do nosso artigo sobre como ser babá nos Estados Unidos, você também pode se interessar por: Brincadeiras com crianças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser babá nos Estados Unidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Bibliografia
  • WORLD STUDY. Programa de babá nos Estados Unidos: veja como funciona. Disponível em: <https://www.worldstudy.com.br/noticia/programa-baba-nos-estados-unidos> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • ESTUDAR FORA. Au pair: os prós e contras dessa modalidade de intercâmbio. Disponível em: <https://www.estudarfora.org.br/au-pair-pros-e-contras> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • EDITAL CONCURSOS BRASIL. Vale a pena ser babá nos EUA? Quanto ganha uma profissional como esta? Disponível em: <https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2021/12/vale-a-pena-ser-baba-nos-eua-quanto-ganha-uma-profissional-como-essa/> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • CULTURAL CARE. Visão geral do programa de Au Pair nos EUA. Disponível em: <https://www.culturalcare.com.br/seja-uma-au-pair/o-programa-au-pair> Acesso em: 30 de junho de 2022