Partilhar

Como se preparar para concursos públicos

Por Douglas Felix França. Atualizado: 9 outubro 2018
Imagem: brasil.gov.pt

O serviço público (federal, estadual ou municipal) possui uma série de diferenciais atrativos, que fazem com que os concursos públicos sempre tenham uma relação “candidatos por vaga” muito elevada.

Seja pela estabilidade, plano de cargos e salários, ou demais privilégios relacionados à carreira pública, há um sem número de pessoas que investem tempo e dinheiro na preparação para a seletiva – são os famosos "concurseiros".

Este artigo foi pensado por umComo para fornecer dicas sobre como se preparar para o concurso público.

Também lhe pode interessar: Como prestar concurso público para bombeiro

Disciplinas Básicas

Algumas matérias – como Matemática e Língua Portuguesa – são de estudo obrigatório para qualquer candidato a seletiva pública, devido aparecerem em praticamente todas as provas. Elas compõem a parte de conhecimentos básicos (no sentido de fundamentais, e não de simples), e seus sub-assuntos são sempre divulgados no edital de abertura. Fique atento!

Atualidades

Responda rápido: quem é o atual secretário-geral da ONU? E o primeiro-ministro britânico? Que países compõem a UNASUL?

Pois então, procure se informar sobre essas e outras questões que podem vir a aparecer. Desenvolva o hábito de acompanhar jornais e revistas ficando por dentro dos assuntos relevantes atualmente, como economia internacional, política, questões sociais e ambientais, tendências tecnológicas, etc.

Raciocínio Lógico

Veja um exemplo clássico:

“Você possui duas garrafas: uma de 5 litros e outra de 3 litros, ambas sem marcações intermediárias de volume. Indique o processo que resultará na obtenção de exatos 4 litros na garrafa de 5 litros.”

Assim como no caso da matemática, o preparo do concurseiro para as questões de raciocínio lógico virá com a prática contínua, por meio de exercícios. Questões como essas costumam deixar muitos candidatos no meio do caminho. Pratique bastante.

Conhecimentos Específicos

Esse é o grande divisor de águas. O conteúdo da parte específica varia muito de acordo com o órgão e o cargo contemplados pelo concurso. Não há segredo ou “receita” para isso, mas algumas atitudes podem ajudar. Procure as provas anteriores para o mesmo órgão e/ou cargo, avaliando o estilo da prova e o nível de conhecimento que ele exige.

Algo que pode ser estudado com antecedência é a legislação que rege as relações de trabalho da esfera na qual está o órgão demandante do concurso. É certo que haverá questões sobre o estatuto dos servidores, princípios e missão da organização, entre outros temas correlatos e inerentes ao setor em específico.

Leia também: Como saber se sou pardo

Redação

A prova discursivaredação – possui peso importante quando faz parte do certame, merecendo uma atenção especial por parte do candidato. Existem cursos voltados para o tema, que abrangem técnicas de produção de redações para concurso. Veja aqui dicas sobre como fazer uma boa redação.

Quando? Onde?

O concurseiro de primeira viagem pode se perguntar para quais concursos deve se preparar, ou quando e quais são as próximas oportunidades. Para responder essas questões o candidato deve acompanhar a previsão de concursos, bem como aqueles já aprovados, através de jornais e sites especializados em concursos, ou ainda junto às entidades que convencionalmente são promotoras dos concursos.

Veja também: Tudo sobre Concurseiros Unidos - O que é?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se preparar para concursos públicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como se preparar para concursos públicos

Imagem: brasil.gov.pt

Voltar ao topo da página