Como se pagam os feriados

Como se pagam os feriados
Imagem: actualicese.com

Os feriados são sim remunerados, mesmo que existam empresários que achem o contrário. Além disso, não se cobra da mesma maneira um dia normal de trabalho e um feriado; normalmente o empregado deverá ganhar bem mais se, por exemplo, trabalhar um domingo do que uma segunda-feira. Em umComo tiramos suas dúvidas e explicamos-lhe como são pagos os feriados ou... como deveriam ser pagos.

Passos a seguir:
1

O domingo começa às 12 da noite do sábado e acaba às 12 da noite do domingo. Assim funciona com qualquer dia feriado. Segundo o artigo 68 da CLT, o empregador deve pagar a seu trabalhador um parcial de 100% sobre o salário normal, por dia trabalhado em feriado.

2

O extra que deve ser pago a mais ao empregado por trabalhar em um domingo é independente e adicional a qualquer outro extra, como por exemplo, o de trabalho noturno ou o de trabalho por horas extra.

3

Caso se trabalhe em um domingo à noite a partir das 10 da noite, o empresário deverá pagar o extra de 100% mais o de trabalho noturno que é de cerca de 50% a mais sobre o salário normal.

4

Caso o trabalho no feriado seja ocasional, o empresário e o trabalhador podem chegar a um acordo e escolher entre um descanso compensatório remunerado ou receber a remuneração. Se optar por receber a remuneração, esta será de 100% do salário normal; enquanto que na opção pelo descanso compensatório, o empregado poderá escolher em que dia da semana seguinte ele ficará livre.

Imagem: elblogdelasesor.es

Leia também: Dia do Trabalho é feriado ou ponto facultativo?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pagam os feriados, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.