Partilhar

Como se comportar no trabalho

Como se comportar no trabalho

O ambiente de trabalho pode variar em grande parte dependendo da nossa profissão, do cargo que tenhamos ou da empresa na qual nos encontremos. No entanto, existem regras básicas de comportamento que todos, independentemente do nosso tipo de emprego, devemos cumprir se quisermos ser levados em conta como profissionais sérios e dispostos a crescer e a avançar na organização. Quais são essas normas que podem favorecer nossa carreira profissional? Continue lendo porque em umComo.com.br explicamos a você como se comportar no trabalho para ganhar o respeito de seus colegas e supervisores e atingir o sucesso.

Também lhe pode interessar: Como um chefe deve se comportar
Passos a seguir:
1

Existem muitos tipos de ambientes de trabalho e neles encontraremos diferentes tipos de pessoas. No entanto, não importa se você é o gerente de uma grande corporação, se é vendedor, caixa, jornalista ou técnico em informática, independentemente de sua profissão ou cargo, existem regras básicas de respeito e convivência que se aplicam a qualquer trabalho e que ajudarão você a ganhar uma boa imagem perante seus supervisores e colegas; isto pode se converter em um posto melhor no futuro.

2

A primeira recomendação para se comportar no trabalho adequadamente é respeitar todos e cada um de seus colegas. As ofensas, insultos ou maus tratos não têm lugar no âmbito de trabalho, e devem ser evitados a todo custo. Se ocorrer algum conflito com um colega em concreto deve saber resolvê-lo sem recorrer a estas alternativas; em nosso artigo como resolver conflitos de trabalho damos a você todas as dicas que precisa para conseguir.

Como se comportar no trabalho - Passo 2
3

Além de respeitar todos, é importantíssimo cuidar do tratamento para com as pessoas com as quais trabalhamos. É claro que há sempre pessoas com quem nos damos bem e com quem nos damos mal; no entanto, se quer ser realmente profissional, lembre-se que deve ser político e tratar as pessoas de forma adequada independentemente de sentir ou não uma grande afinidade com elas.

Também deve prestar atenção no caso oposto: quando se dá muito bem com alguém. É inevitável criar laços de amizade no trabalho, mas não permita que o coleguismo afete a forma na qual realiza suas tarefas diárias ou evidencie sua preferência para certas pessoas. Não se esqueça que se encontra em um trabalho e não no colégio, deve aprender a ser profissional.

Como se comportar no trabalho - Passo 3
4

Falar em um tom adequado, sem gritos e com uma boa linguagem é um aspecto importantíssimo que deve levar em conta na hora de se comportar no trabalho. Levantar a voz com frequência, dizer muitas grosserias quando nos dirigimos aos outros ou nos expressar de forma imprudente e vulgar, pode fazer com que deixemos de ser considerados pessoas profissionais, o que pode afetar a nossa ascensão na empresa.

Além disso, é importante que sempre que quiser se reunir com alguém, o faça em particular, deste modo a conversa não incomodará o resto dos colegas.

Como se comportar no trabalho - Passo 4
5

Comportar-se no trabalho de uma forma adequada não reside unicamente no que dizemos ou fazemos, mas também na aparência que mostramos. Por isso é importante:

  • Cuidar da forma como se senta em seu posto, faça-o de maneira adequada, lembre-se que não está no sofá de casa.
  • Prestar atenção em como se veste, se a sua empresa não tem código de vestimenta, então tente escolher peças adequadas para o trabalho que não sejam muito exibicionistas ou informais.
  • A ordem de seu posto de trabalho também é importante, um posto sujo e desorganizado não fala bem de você.
Como se comportar no trabalho - Passo 5
6

Mas claro que nenhuma destas recomendações faz sentido se não fizermos nosso trabalho de forma eficiente. Realizar as tarefas que solicitam a você com responsabilidade, no tempo esperado e de forma adequada é fundamental para demonstrar que se é um profissional capacitado que pode ascender no futuro e ter mais responsabilidades.

Além disso, é importante que não só escute o que seus superiores ou colegas precisam, mas que também contribua com ideias e soluções para demonstrar que é proativo e que pode contribuir para a organização.

Como se comportar no trabalho - Passo 6
7

Além disso, é importantíssimo que, se deseja atingir suas metas trabalhistas, possa:

  • Trabalhar em equipe de forma eficiente.
  • Contribuir com ideias e conhecimentos em seu trabalho diário.
  • Se dar bem com seus colegas e supervisores ou pelo menos diminuir a possibilidade de que se apresente qualquer situação que possa parecer tensa ou desconfortável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comportar no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como se comportar no trabalho

Como se comportar no trabalho
1 de 6
Como se comportar no trabalho

Voltar ao topo da página