Partilhar

Como se classificam os passivos financeiros

A contabilidade de uma empresa pode ser uma tarefa complexa e complicada para quem não está habituado a lidar com seus conceitos, no entanto, é algo indispensável para o correto funcionamento de uma empresa. Dependendo de como forem feitas as anotações de um período contabilístico teremos uma situação financeira ou outra, podendo chegar a situação de que, devido a uma má contabilidade, possamos achar que a empresa funciona perfeitamente quando na realidade está à beira da ruína.

É por isso que em umComo.com.br queremos esclarecer um destes conceitos que às vezes nos fazem hesitar e explicamos tudo para que saiba como se classificam os passivos financeiros.

Também lhe pode interessar: Como se classificam os ativos financeiros

O que é o passivo de uma empresa?

Popularmente, diz-se que o passivo é tudo aquilo que a empresa deve e, em grande parte, isso é correto. No entanto, seria mais certo dizer que o passivo é a origem do ativo, ou seja, é o que a empresa deve como resultado de ter investido em ativos. Enquanto o ativo de uma empresa são todos os bens e direitos financeiros que a organização possui, o passivo são todas as suas obrigações e dívidas em relação a terceiros, seja o que deve para bancos, fornecedores ou aos próprios trabalhadores.

As regras internacionais de contabilidade estabelecem alguns requisitos e diretrizes para estabelecer o que é um passivo, segundo estas regras o passivo da empresa é:

  • A obrigação em um contrato de repor dinheiro líquido ou qualquer outro ativo financeiro para outra empresa ou banco.
  • A obrigação por contrato de trocar ativos ou passivos em condições que possam ser desfavoráveis para a empresa.
  • Um contrato derivado que será ou que possa ser liquidado, mas que esta liquidação não seja feita a partir do intercâmbio de uma quantidade fixa mas sim a partir da troca de um número fixo dos seus próprios instrumentos de capital, como no caso das ações.
  • Um contrato que obrigue ou possa obrigar a entregar um número variável de capital próprio.

Classificação do passivo

Os passivos classificam-se segundo a exigibilidade das suas obrigações no tempo, ou seja, segundo quanto demorará a vencer o prazo de um pagamento. Desta forma, chamamos de passivos exigíveis todas as dívidas que a empresa tem com outras pessoas físicas e jurídicas, sejam elas bancos, fornecedores, trabalhadores ou outros credores, divididos em dois grupos dependendo de quando deva ser feito o pagamento:

  • Longo prazo: O passivo a longo prazo ou passivo não corrente são todas as obrigações das quais a empresa é responsável mas que vencem após 12 meses.
  • Curto prazo: O passivo a curto prazo ou passivo corrente são todas as dívidas que a empresa deve encarar em um período inferior a 12 meses.

Passivo não exigível ou capital próprio

Em muitos lugares, pode ler ou ouvir falar sobre os passivos não exigíveis. É erro muito comum considerar o capital inicial ou os fundos próprios como uma parte do passivo. Como vimos na definição dada pelas normas internacionais de contabilidade, o passivo vem de um contrato ou de uma obrigação, enquanto o capital inicial usado para levantar a empresa não deve ser devolvido a ninguém, pois é do proprietário e, em caso de perda, só ele deverá assumir as mesmas.

Mas sim, é verdade que os dois compartilham uma razão de ser, pois são destinados a cobrir a despesa dos ativos, a obrigação de responder a terceiros é o que os diferencia.

Este dinheiro usado na construção da empresa, que é o patrimônio líquido, também denominado fundo próprio, pode ser obtido mediante uma simples operação, diminuindo os ativos e os passivos, ou seja, se tirarmos as dívidas e obrigações que a empresa tem dos seus bens e propriedades, obtemos os fundos próprios com os quais a empresa foi iniciada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se classificam os passivos financeiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como se classificam os passivos financeiros

Voltar ao topo da página