Partilhar

Como são as dinâmicas de grupo

Como são as dinâmicas de grupo

O objetivo das dinâmicas de grupo nos processos de seleção é avaliar as interações produzidas entre os candidatos a uma mesma vaga. Neste tipo de teste, são expostos diferentes pontos de vista, sem que nenhum seja mais válido que o outro. Cada candidato deve defender alguma postura durante a dinâmica de grupo, tratando sempre de ser tolerante com os outros. É um método muito eficaz para ver como o candidato se desenvolve na hora de trabalhar em equipe e do papel que pode desempenhar: líder, porta-voz, saboteador, cooperante... Características que não necessariamente tem que estar enfrentadas entre si, e que devemos saber conjugar para causar boa impressão. É claro não se trata de fingir durante a dinâmica de grupo, já que em um futuro deveria levar tudo isto à prática.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre grupo e equipe

Os debates

O debate é um dos métodos mais importantes usados em uma dinâmica de grupo. Permite comprovar ao selecionador a capacidade de persuasão dos candidatos; mas também a síntese de ideias e a facilidade para a comunicação de cada um.Este teste não consiste em convencer ou competir com o resto dos seus colegas. O que as empresas valorizam é que o candidato saiba escutar, fale respeitando a sua vez, tendo muito claro o que quer dizer e argumentando sua posição. O debate de uma dinâmica de grupo é uma simulação de como trabalhar em equipe e como interagir com o resto dos seus colegas.Alguns conselhos durante o debate: seja claro, sincero e amável, porém contundente com a sua postura. Você deve ser flexível com o resto de posturas, mas sem mudar de ideias às pressas. Lembre-se também de não impor nunca sua opinião, apenas expor o que pensa.

O fórum de discussão, painel ou mesa redonda

Estas técnicas permitem conhecer as opiniões do grupo sobre o assunto que o recrutador queira tratar. Permite a livre participação e exposição de ideias, portanto é a técnica mais usada nas dinâmicas de grupo. Costuma começar por uma pequena introdução do selecionador onde o tema de discussão é sugerido. A seguir, os candidatos vão tomando a palavra, um por um, para fazer uma introdução inicial da sua tese. Depois disso, inicia-se a discussão e é possível realizar um pequeno debate, apesar de que o coordenador é o encarregado de repartir o tempo para cada candidato.Apresentam uma vantagem sobre o debate "puro", pois permite que todos os candidatos se expressem, mesmo quando sejam tímidos ou adquiram o papel de líder, sem deixar o resto falar.

Brainstorming

A tempestade de ideias durante uma dinâmica de grupo é usada com o objetivo de desenvolver a imaginação, e que os participantes, dentro de um clima mais informal e criativo, exponham a primeira coisa que passar pela cabeça sobre um tema proposto pela empresa. Pode estar relacionado com a vaga do processo seletivo, mas pode estar totalmente desvinculado da mesma. Desta forma, o selecionador pode ver também a reação dos candidatos.Qualquer ideia que, de início, pareça sem sentido, pode passar a ser uma ideia brilhante se for polida durante a dinâmica de grupo. Por este motivo, este método é usado no dia a dia de muitas empresas, principalmente no departamento de marketing e em empresas de publicidade. As ideias que você for dando (e a forma de fazê-lo) falam sobre sua personalidade e sua forma de pensar. Durante um brainstorming não tenha medo de dizer o que passa pela sua cabeça, porque é exatamente nisso que consiste.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são as dinâmicas de grupo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Para enfrentar uma dinâmica de grupo o melhor é se manter natural, tolerante e aberto, tentando evitar sempre a contradição.

Escrever comentário sobre Como são as dinâmicas de grupo

Como são as dinâmicas de grupo
Como são as dinâmicas de grupo

Voltar ao topo da página