Como sacar FGTS de contas inativas

Como sacar FGTS de contas inativas
Imagem: caixa.gov.br

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) recolhe 8% do salário, a cada mês, do trabalhador que está contratado pelo regime CLT através de uma conta bancária da Caixa Econômica Federal com o intuito de auxiliar o trabalhador quando é demitido sem justa causa. As contas inativas de FGTS são aquelas que correspondem a um contrato de trabalho que já foi encerrado e existe a possibilidade que o saldo delas seja sacado. Entretanto, há algumas exceções e requisitos para que essa operação seja possível. Confira o tutorial do umCOMO e saiba como sacar FGTS de contas inativas.

Passos a seguir:
1

Para saber se uma conta é considerada inativa com o direito de sacar o FGTS, o ideal é que se consulte o site da Caixa pois a data de encerramento de conta pode mudar com o tempo. Para conferir essa data você deve verificar em sua conta do FGTS se a data de afastamento é anterior à data divulgada no site da Caixa.

Fique atento pois é possível ter mais de uma conta inativa. Todo contrato de trabalho sob o regime CLT, carteira assinada, tem uma conta de FGTS vinculada e esse saldo pode ser sacado se o trabalho foi encerrado antes da data imposta pelo governo.

*A última data divulgada de contas consideradas inativas são aquelas em que o contrato de trabalho foi encerrado até o dia 31 de dezembro de 2015.

2

Se você não se lembra a data de encerramento da sua conta, você pode consultar, e ainda saber qual é o saldo disponível, de maneiras variadas . O importante é ter o seu número de identificação social (PIS/Pasep), que está na sua carteira de trabalho, e a sua Senha Cidadão, que deve ser gerada através desse site: servicossociais.caixa.gov.br

As maneiras de consultar o extrato do PIS e saber a data de encerramento são:

  • Pelo site do FGTS: fgts.gov.br.
  • Pelo app do FGTS: basta buscar por FGTS na loja online do seu celular iOS ou Android e seguir as intruções do aplicativo.
  • Em uma agência da Caixa: vá até uma agência com um documento de identificação e solicite as informações para consultar sua conta inativa de FGTS.
3

A data para sacar FGTS de contas inativas deverá ser organizada de acordo com uma ordem imposta pelo governo, por etapas, que vai seguir critérios de ordem. Sendo assim, os beneficiados terão datas específicas para sacar o FGTS. A data para cada pessoa deverá ser consultada no site da Caixa, na seção FGTS.

A previsão é que os saques se iniciem a partir de março de 2017.

4

Os locais para saques também devem ser consultados no site da Caixa e especula-se que estarão vinculados com agências e caixas eletrônicos da Caixa, mas é preciso esperar as informações oficiais da Caixa Econômica Federal.

Sugestão: Como sacar o FGTS no caixa eletrônico

5

Para sacar FGTS de contas inativas, esteja atento às informações oficiais divulgadas pela Caixa. Um calendário falso já circulou na internet enquanto a Caixa não tinha divulgado às datas oficiais.

Veja também: Como sacar FGTS retido para construção

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sacar FGTS de contas inativas, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.