Partilhar

Como sacar dinheiro no exterior

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como sacar dinheiro no exterior

Sabe como sacar dinheiro em caixas eletrônicos fora do Brasil? Quem não está acostumado a viajar para fora tem muitas dúvidas quanto às formas de pagamento fora do Brasil. Uma das questões mais colocadas é o processo de sacar dinheiro, que é um pouco diferente do método usado no Brasil. São muito poucas as pessoas que viajam para fora do país com dinheiro em espécie, pois essa técnica é pouco prática e muito pouco segura. Se gostaria de saber como sacar dinheiro no exterior sem ter surpresas ou obstáculos em seu caminho, continue lendo esse artigo do umComo e faça sua viagem descansado.

Também lhe pode interessar: Como sacar dinheiro no Uruguai
Passos a seguir:
1

Desbloquear o cartão

A primeira coisa que você necessita saber para conseguir sacar dinheiro no exterior é que alguns cartões necessitam de ser desbloqueados. Essa é uma forma de os bancos conseguirem proteger os seus clientes de fraude, de forma a garantir que essa é a sua conta e que os saques são legítimos.

Assim, o ideal é que você contacte seu banco antes de viajar para se informar sobre o desbloqueio do seu cartão. Muitos bancos possuem esse serviço em internet banking ou através do Smartphone, o que significa que você poderá fazer isso no conforto da sua casa.

Caso você tenha dificuldades no processo, contacte o seu banco para solicitar o desbloqueio.

Como sacar dinheiro no exterior - Passo 1
2

Custos dos saques

Sacar dinheiro não é, necessariamente, uma opção vantajosa. Enquanto que há algum tempo atrás era possível levantar dinheiro de forma barata, o custo dos saques mudou com o aparecimento da taxa de IOF de 6,38%.

Assim, cada transação tem um imposto de 6,38%, taxa do caixa estrangeiro, tarifa de saque no exterior (cobrada pelo banco, valores relativos à cotação da moeda no próprio dia. Estes valores variam de banco para banco. Alguns bancos oferecem serviços bancários que incluem saques no exterior sem custos.

3

Caixas eletrônicos

Ao sair do Brasil, você não deve continuar procurando caixas eletrônicos do seu banco. Qualquer caixa eletrônico com a bandeira do cartão (Visa, Mastercard, American Express ou outro) vai aceitar o seu cartão. A Visa usa a rede Plus, a Mastercard usa a rede Cirrus, e a American Express usa a sua própria rede, sendo que quase todos os caixas operam com essas redes.

Nota: Sempre verifique a compatibilidade do caixa antes de introduzir o seu cartão!

4

Passo a passo

Confira como sacar dinheiro no exterior, seguindo essas instruções:

  1. Procure um ATM (caixa eletrônico).
  2. Insira o cartão e siga as instruções na tela. O caixa poderá deixar que você escolha o idioma que você prefere, como o espanhol ou o inglês.
  3. Escolha o tipo de débito pretendido (débito ou crédito). Tome cuidado com os saques de crédito, pois possuem tarifas bem altas. Prefira a opção de saque em débito;
  4. Insira a senha ou PIN de utilização do caixa eletrônico, como faz no Brasil.
  5. Quando lhe for perguntado se quer recibo (receipt, em inglês) sempre selecione a opção "sim" (yes).
  6. Escolha o valor a sacar, lembrando que quando mais você sacar, maiores serão as tarifas.
  7. Caso o valor que você procura não esteja disponível no ecrã, selecione a opção "outros" (other).
  8. O caixa informa quanto será cobrado pelo saque e você deve aceitar ou rejeitar as tarifas. Caso rejeite, não conseguirá sacar a quantia pretendida. Para continuar, escolha a opção "Aceitar a cobrança" (Accept fee).
  9. Retire o cartão, aguarde que o dinheiro saia da máquina e guarde o recibo para monitorizar os custos e gastos das operações.

Nota: Os limites diários para retiradas no exterior variam de acordo com o país, sendo diferentes dos disponibilizados no Brasil.

5

Agora que já sabe como sacar dinheiro no exterior, consultes esses artigos e garanta uma viagem tranquila:

Como preparar a bagagem de mão para uma viagem

Como evitar que me roubem em uma viagem

Como preparar a bagagem para viajar de avião

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sacar dinheiro no exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como sacar dinheiro no exterior

Como sacar dinheiro no exterior
1 de 3
Como sacar dinheiro no exterior

Voltar ao topo da página