Partilhar

Como saber se um funcionário está satisfeito

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 4 junho 2019
Como saber se um funcionário está satisfeito
Imagem: cqcs.com.br

As relações empresariais podem ser tão complicadas quanto as relações afetivas, afinal, elas são relações entre seres humanos com interesses e anseios. Certas vezes, o administrador de um negócio pode não saber como está o seu funcionário, por falta de proximidade ou até por não conseguir descobrir qual é de fato a sensação de seu colaborador dentro da sua empresa. Tudo isso é muito difícil pela série de amarras que permeiam um ambiente profissional, como a sensação de submissão que os funcionários geralmente mantêm aos seus superiores e outros infinitos problemas que existem numa empresa. Como saber se um funcionário está satisfeito? Continue lendo o artigo de umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Como lidar com funcionário folgado
Passos a seguir:
1

Você, administrador de empresa, deve ter consciência em muitos momentos se os seus funcionários estão satisfeitos. A satisfação e o conforto deles dentro do ambiente empresarial são cruciais para bons resultados e muita produtividade, pois são eles, juntos com os consumidores, que fazem tudo funcionar e fazer o seu negócio bem sucedido. Portanto, ter um feedback de seus colaboradores é essencial sempre.

2

Comece a observar as pausas de seu funcionário. Se ele fica muito tempo na máquina de café, fica muito tempo fumando fora da empresa, se atrasa constantemente na volta do almoço ou fica tempo demais no banheiro todo dia, isso é um sinal de que ele não está satisfeito com o seu emprego. O seu interesse pelo trabalho e pela colaboração com a empresa aparentemente está defasado e você pode conversar com ele para saber o porquê de sua insatisfação e da sua falta de motivação.

3

Inicie uma observação da produtividade média do funcionário. Se dos últimos tempos para cá ele teve uma queda drástica de produtividade, isso pode ser um indício de insatisfação com a empresa. Por quaisquer motivos ele pode simplesmente reduzir sua produtividade e colocar sua cabeça em qualquer ambiente que não seja o da empresa. Isso pode ser observado de maneira numérica.

Como saber se um funcionário está satisfeito - Passo 3
Imagem: cdldebrumado.com.br
4

Se o funcionário em específico é muito antissocial, isso talvez seja um problema. Ele pode não estar satisfeito entre aquelas pessoas e talvez tenha começado a se sentir deslocado daquele ambiente com vários seres que ele detesta. Isso pode deixa-lo angustiado, triste, longínquo e improdutivo. Infelizmente, talvez seja difícil contornar essa situação. Você pode oferecer amizade a ele, mas as relações patronais entre você e ele podem bloquear uma amizade. Para produzir e ser feliz dentro do ambiente empresarial é necessário ter amigos.

5

Agora que você tem essas dicas, saiba utilizá-las. Chame os funcionários insatisfeitos e desinteressados para uma conversa. Não uma conversa com tom de bronca e de punição, mas em um tom de empatia. Busque entender qual é o problema que os afligem e tente solucionar esses problemas. A saúde física, mental e o bem estar dos seus funcionários são fatores cruciais e essenciais para o sucesso do seu negócio e para um bom ambiente de convivência organizacional. Ser durão e fazer o seu funcionário trabalhar insatisfeito é coisa do passado e se provou ineficaz. Ser humano e entender o seu funcionário (sem moleza, é claro) é um caminho ótimo para o sucesso.

Como saber se um funcionário está satisfeito - Passo 5
Imagem: grupomw.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um funcionário está satisfeito, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como saber se um funcionário está satisfeito

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se um funcionário está satisfeito
Imagem: cqcs.com.br
Imagem: cdldebrumado.com.br
Imagem: grupomw.com.br
1 de 3
Como saber se um funcionário está satisfeito

Voltar ao topo da página