Partilhar

Como saber se seu nome está sujo

Como saber se seu nome está sujo
Imagem: hypescience.com

Ter o CPF negativado, no popular “ter o nome sujo”, é algo que está se tornando cada vez mais comum no Brasil. As causas para esta situação são as mais diversas, tais como falta de planejamento financeiro dos consumidores, falta de controle na concessão de crédito por parte das empresas, ou as armadilhas dos grandes vilões da inadimplência: cheque especial e cartão de crédito.

O fato é que muitas pessoas têm dúvidas quanto ao cadastro negativo de seus nomes, situação que se torna grande impeditivo no relacionamento com bancos e outras instituições financeiras, além de serem fatores eliminatórios nos concursos públicos. Para sanar a questão que intitula este artigo, umComo.com.br apresenta as opções de consulta para saber se seu nome está sujo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como saber se o meu nome está no Serasa
Passos a seguir:
1

Sem dúvida, o nome que vem à cabeça quando falamos sobre nome sujo é o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito. Para consultar os cadastros de negativados no SPC, é necessário se dirigir até um de seus postos de atendimento.

2

O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito – é um dos serviços mais populares e conceituados no mercado de crédito. Nele, consumidores podem consultar a situação de seus respectivos cadastros em todo o território nacional – e a consulta do CPF é gratuita.

Basta acessar o site da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, e seguir os passos:

  • Clique em “CADASTRE-SE” – selecionando seu perfil como “Consumidor” ou “Pequenas e Médias Empresas”;
  • Preencha os dados solicitados, informando seu e-mail e celular, para onde serão respectivamente dois códigos de validação do cadastro.
  • Após efetivar o login, acesse “Consumidor Positivo”; “Consulta de Débito CPF”; “Clique e faça sua consulta”; “CONSULTAR DÉBITOS NO MEU CPF”.
  • Na tela seguinte, após concordar com os termos de uso, clique em “Enviar”.
  • A tela de consulta exibirá as eventuais pendências em seu nome. Caso não haja, a mensagem “Nada Consta” aparecerá.
3

Outro serviço que congrega as informações de crédito em âmbito nacional é o oferecido pela Serasa Experian. No SerasaConsumidor, estão disponíveis os canais de comunicação com a Serasa, pelos quais será possível consultar se seu nome está negativado, sendo eles: Pessoalmente ou Via Procuração, nas agências representantes em todo o país, ou por correio. A Serasa também oferece planos de adesão para pessoas físicas e jurídicas, nos quais o serviço de consulta ao crédito é acompanhado por outros complementares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se seu nome está sujo, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • Cuidado com outros “serviços grátis” de consulta ao CPF.

Escrever comentário sobre Como saber se seu nome está sujo

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rogério fernandes
Queria saber se meu nome ta sujo
Laila Adel moghrabi
Quero saber se estou c restricoes laila
maria genilda pereira da silva
como vou saber
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Siga as instruções do texto, por favor.

Como saber se seu nome está sujo
Imagem: hypescience.com
Como saber se seu nome está sujo

Voltar ao topo da página