Como saber se o seguro desemprego está disponível

Como saber se o seguro desemprego está disponível

Depois que um trabalhador é demitido sem justa causa e preenche demais pré-requisitos, exigidos obrigatoriamente por lei, ele tem direito ao seguro desemprego. Conforme a empresa na qual ele trabalhava pode demorar mais ou menos para que todos os trâmites sejam concluídos e ele possa começar a receber o seu benefício. Para saber como saber se o seguro desemprego está disponível, portanto, o umComo.com.br vai explicar como é simples de obter essa informação.

Passos a seguir:
1

Hoje em dia, o trabalhador já pode saber se o seguro desemprego está disponível por meio da internet, a forma mais simples e rápida de obter essa informação. Para tanto, basta fazer uma consulta no site da Caixa Econômica Federal, por meio do link servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01. Ao entrar nessa página, o trabalhador deve informar o seu número do PIS e a senha do cadastro da internet. Ao final basta clicar no botão Ok.

2

Já quem não possui ainda uma senha para fazer a consulta, na mesma página, pode escolher a opção Cadastrar Senha e depois dos passos necessários, voltar a esses. Outras opções disponíveis na mesma tela são Trocar Senha e Esqueci Senha, sendo que da mesma forma é possível optar por uma delas se necessário e, após seguir as recomendações, voltar novamente a essa página para então saber se o seguro desemprego está disponível.

3

O próximo passo consiste em escolher a aba Seguro Desemprego e clicar em Consulte seu Benefício. Caso o trabalhador já tenha usufruído do benefício no passado, haverá mais de uma opção na próxima tela, sendo que é preciso selecionar o número do requerimento referente ao seguro desemprego atual. Depois de selecionar a opção correta, na tela, vão aparecer as informações relativas ao benefício. Entre elas, número de parcelas que o trabalhador tem direito de receber, bem como o valor de cada uma delas e em que período elas serão pagas.

Veja também como calcular o seguro desemprego no nosso artigo.

4

Já quem não possui acesso à internet ou por outra razão prefere saber sobre o seu seguro desemprego pessoalmente pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com os seus documentos pessoais e mais o número do seu PIS para que um dos atendentes possa fazer a consulta e informar a respeito da sua situação. No entanto, é possível ainda acessar as informações do seguro desemprego pelo Cartão Cidadão, um cartão magnético com o qual é possível até mesmo sacar esse e outros benefícios.

5

Para usar o Cartão Cidadão, é preciso se encaminhar até uma agência da Caixa ou a qualquer casa lotérica. Nas agências, basta usar o cartão como qualquer outro, nos terminais de autoatendimento. Já os clientes da Caixa recebem o seguro desemprego diretamente na sua conta, dessa forma, através da consulta da sua conta corrente ou poupança no banco é possível saber se o seu benefício foi liberado. Por fim, outra forma de realizar a consulta é por meio do telefone 0800 726 0207, sendo que este é o número da Caixa e a ligação é gratuita.

Sugestão: Como consultar o Seguro-Desemprego pelo celular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o seguro desemprego está disponível, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.