Registrar-se na lista de desemprego

Como saber se o seguro desemprego está disponível

Como saber se o seguro desemprego está disponível

Depois que um trabalhador é demitido sem justa causa e preenche demais pré-requisitos, exigidos obrigatoriamente por lei, ele tem direito ao seguro desemprego. Conforme a empresa na qual ele trabalhava pode demorar mais ou menos para que todos os trâmites sejam concluídos e ele possa começar a receber o seu benefício. Para saber como saber se o seguro desemprego está disponível, portanto, o umComo.com.br vai explicar como é simples de obter essa informação.

Passos a seguir:

1

Hoje em dia, o trabalhador já pode saber se o seguro desemprego está disponível por meio da internet, a forma mais simples e rápida de obter essa informação. Para tanto, basta fazer uma consulta no site da Caixa Econômica Federal, por meio do link servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01. Ao entrar nessa página, o trabalhador deve informar o seu número do PIS e a senha do cadastro da internet. Ao final basta clicar no botão Ok.

Como saber se o seguro desemprego está disponível - Passo 1
2

Já quem não possui ainda uma senha para fazer a consulta, na mesma página, pode escolher a opção Cadastrar Senha e depois dos passos necessários, voltar a esses. Outras opções disponíveis na mesma tela são Trocar Senha e Esqueci Senha, sendo que da mesma forma é possível optar por uma delas se necessário e, após seguir as recomendações, voltar novamente a essa página para então saber se o seguro desemprego está disponível.

3

O próximo passo consiste em escolher a aba Seguro Desemprego e clicar em Consulte seu Benefício. Caso o trabalhador já tenha usufruído do benefício no passado, haverá mais de uma opção na próxima tela, sendo que é preciso selecionar o número do requerimento referente ao seguro desemprego atual. Depois de selecionar a opção correta, na tela, vão aparecer as informações relativas ao benefício. Entre elas, número de parcelas que o trabalhador tem direito de receber, bem como o valor de cada uma delas e em que período elas serão pagas.

Veja também como calcular o seguro desemprego no nosso artigo.

4

Já quem não possui acesso à internet ou por outra razão prefere saber sobre o seu seguro desemprego pessoalmente pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com os seus documentos pessoais e mais o número do seu PIS para que um dos atendentes possa fazer a consulta e informar a respeito da sua situação. No entanto, é possível ainda acessar as informações do seguro desemprego pelo Cartão Cidadão, um cartão magnético com o qual é possível até mesmo sacar esse e outros benefícios.

5

Para usar o Cartão Cidadão, é preciso se encaminhar até uma agência da Caixa ou a qualquer casa lotérica. Nas agências, basta usar o cartão como qualquer outro, nos terminais de autoatendimento. Já os clientes da Caixa recebem o seguro desemprego diretamente na sua conta, dessa forma, através da consulta da sua conta corrente ou poupança no banco é possível saber se o seu benefício foi liberado. Por fim, outra forma de realizar a consulta é por meio do telefone 0800 726 0207, sendo que este é o número da Caixa e a ligação é gratuita.

Sugestão: Como consultar o Seguro-Desemprego pelo celular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o seguro desemprego está disponível, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
egilson luiz de moraes
pegunta quero saber
lea gonçalves pereira
quero saber se meu seguro de desinprego esta liberado
Márcia Santos de Santana
Quero saber se meu benefício foi aprovado
Joseangela pereira
Pq a ultima parcela do seguro ta atrasada quero saber se já foi depositada
Damião caitano dos santos
Quero saber quando o meu seguro desemprego esta liberado
Marecelo Dos Santos Lourenço
Se o seguri esta liberado
Marcelo Dos Santos Lourenço
Se o seguro esta liberado
Marcelo Dos Santos Lourenço
Quero saber se o seguro do tá libetado
1 de 2
Como saber se o seguro desemprego está disponível