Como saber se fui multado

Como saber se fui multado
Imagem: semeucarrofalasse.com

Com toda a tecnologia utilizada no trânsito, fica difícil escapar de uma multa. Se você dirigiu em alta velocidade sem prestar atenção nos radares, com certeza deve ter levado uma multa; e para não ser pego despercebido é preciso saber se isso realmente aconteceu. A sorte é que existem métodos de descobrir se você realmente recebeu uma multa, e você pode até recorrer ao Detran, provando que a multa foi indevida (se isso realmente for verdade). Leia o artigo e dique ligado nas dicas de como saber se foi multado aqui em UmComo.com.br

A multa pode ser uma dor de cabeça!

Ninguém gosta de ser multado, principalmente quando a multa é devida à alta velocidade no transito, já que por esse tipo de inflação você pode perder pontos na carteira e desembolsar um valor para pagar a multa que foi aplicada.

Imagem: comexblog.com.br

Multa recebida em casa

Para saber se você foi realmente multado, você tem a opção de esperar que ela chegue até a sua casa. Ao gerar a multa, o radar já puxa o cadastro do seu automóvel e envia uma notificação para sua residência relatando a infração que você cometeu. Nessa cartinha do Detran, você também encontrará a localização exata de onde a inflação foi cometida; lembrando que é importante estar com endereço sempre atualizado para que a multa não chegue no local errado.

Imagem: cabresto.blogspot.com

Verificando multa pelo site

Outra opção para saber se você foi multado, é consultando o site do Detran. O site do Detran do estado São Paulo fica no endereço: www.detran.sp.gov.br. Para fazer a consulta é muito simples, basta fazer um rápido cadastro no site; depois de ter realizado todas as etapas do cadastro do site do Detran, você já poderá verificar multas, pontos perdidos e qualquer inflação que tenha cometido.

Imagem: encontraki.net

Como recorrer a multa

Se você acha que a multa foi aplicada indevidamente, você tem a opção de recorrer. A constituição de defesa prévia garante que você tenha o direito de contestar a infração, para isso você precisa entrar em contato com o Auto de Infração, contatando com o Detran e posteriormente com a Defesa da Autuação, JARI e o CETRAN.

Instancias contra o Auto de Infração

Existem 3 instancias que você precisará entrar em contato para conseguir recorrer a sua multa. Confira quais são:

Defesa da Autuação: para contatar com essa instancia, você tem no máximo 30 dias depois de ter recebido a notificação da multa.

JARI: Se ocorrer deferimento da instancia anterior, você pode procurar a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), isso depois de um prazo de 30 dias após a notificação da penalidade.

CETRAN: se for de decidido o não provimento do recurso, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações enviará recursos ao CETRAN, com o prazo de também 30 dias após a notificação da decisão.

Quanto tempo você precisa esperar depois de ter recorrido sobre a multa?

Na verdade não existe um prazo definido para que você receba uma resposta, já que o Código de Transito Brasileiro não estipula nenhum tempo específico. Porém, se o recurso não for julgado em 30 dias, você poderá ter o efeito da inflação suspenso. Tudo isso você fica sabendo quando recebe em sua casa uma correspondência, dizendo se o seu pedido foi deferido ou indeferido; se foi indeferido você pode esperar 30 dias para apresentar o recurso a JARI e pagar a multa com um desconto de 20¨%.

Imagem: orientacaoprevidenciaria.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se fui multado, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • Gostou do artigo sobre como saber se foi multado? Então não esqueça de marcar positivamente e deixar um comentário!