Partilhar

Como saber se estou na malha fina

Como saber se estou na malha fina
Imagem: brasilconsultas.com.br

Em época de entregar o Imposto de Renda, estar na Malha Fina IR 2015 é a preocupação de muitas pessoas. Porém, só é possível saber se você está na malha fina após o término da declaração no ano vigente. Por isso, se você gostaria de saber se está na malha fina do IR 2015, precisará aguardar o necessário para que o processo seja conferido e a lista esteja disponível.

Enquanto isso, neste artigo do umComo.com.br, separamos algumas dicas de como consultar essa informação assim que ela for liberada. Acompanhe abaixo nosso passo a passo e tire suas dúvidas sobre a malha fina do imposto de renda.

O que é a malha fina?

Primeiramente, para você que está em dúvida sobre o que significa estar na malha fina, saiba que ela se refere a um processo de inspeção necessário e obrigatório após a conclusão do período de declaração do imposto de renda do ano. O nome formal da malha fina é “Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física” e nada mais é do que uma revisão feita pela Receita Federal dos dados que você entregou como declaração. Este processo servirá como uma análise mais profunda para encontrar a origem dos erros.

Quem normalmente cai na malha fina?

Se você cometeu algum erro ao fazer a declaração do imposto de renda ou não apresentou informações verídicas, é provável que seu nome se apresente para fazer esta inspeção. Normalmente isso acontece quando há alguma irregularidade encontrada pela Receita Federal, sendo dados com problemas ou que não “batam”.

Como evitar cair na malha fina?

Como somente cai na malha fina quem apresentou algum erro ou dados irregulares na declaração de imposto de renda, para evitar que isso aconteça com você e tenha problemas futuros, apenas faça uma declaração completa, com todos os dados solicitados e também o mais detalhada possível.

Como consultar se você está na malha fina?

A consulta é bastante simples, rápida e ainda pode ser feita pela Internet. Apenas deve-se esperar o período certo, que é após a conclusão do período de declaração. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Entre no site da Receita Federal.
  • Acesse a área indicativa do Imposto de Renda do ano referente.
  • Informe seu CPF e clique no botão “Consultar”.

Pronto! O sistema dará um retorno na tela, informando se o seu nome está na “Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física”

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou na malha fina, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber se estou na malha fina

4 comentários
Agnaldo Fernando de Azevedo
gostaria de saber se minha declaração 2018 esta tudo ok! grato.
anderson reis de melo
como saber se eu estou na malha fina.
elissandra dias dos santos
veio um imail que o meu capf estar na malha fina.
A sua avaliação:
antonio albuquerque de almeida
saber se esta na malha fina ano 2005 a 2016

Como saber se estou na malha fina
Imagem: brasilconsultas.com.br
Como saber se estou na malha fina

Voltar ao topo da página