Como saber o dia de receber o benefício do INSS

Como saber o dia de receber o benefício do INSS
Imagem: musicaltda.com.br

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia do Governo Federal do Brasil vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável pelos pagamentos das aposentadorias e restantes benefícios dos trabalhadores e recebimento das contribuições dos trabalhadores. Sendo o cidadão brasileiro contribuinte, possui diversos benefícios, como direitos trabalhistas e ajuda na saúde. O contribuinte pode consultar o extrato de pagamentos do INSS, para saber em que dia irá receber o seu benefício. Se você ainda não sabe como consultar o extrato de pagamentos do INSS, neste artigo do umCOMO mostramos como saber o dia de receber o benefício do INSS em 202o. Você vai ver que é simples!

Como consultar o extrato de pagamentos do INSS

Na era da Internet, muitos serviços que antes demandavam locomoção e espera em filas, hoje podem ser feitos online e muito rapidamente! É possível fazer a consulta do extrato de pagamentos do INSS através da Internet gastando apenas alguns minutos. Para realizar o procedimento, realize os seguintes passos:

  1. Consulte o site oficial da Previdência Social;
  2. Vá ao no menu "Serviços ao Cidadão" e clique em "Extrato de pagamentos";
  3. Na nova página clique no link "Clique aqui para acessar".

Acessando a página indicada, você deverá preencher os seguintes dados solicitados corretamente:

  • Número do benefício a ser consultado;
  • Data de nascimento do beneficiário;
  • Nome e CPF do beneficiário.

Por fim, digite a sequência de caracteres exibida e clique no botão "Visualizar".

Extrato INSS por telefone

Para além de conseguir consultar o seu extrato de pagamentos através da Internet, também o pode fazer contatando o número 135 da Central de Atendimento do INSS. Além da consulta do extrato, alguns serviços como informação sobre data de pagamentos e status do pedido de recebimento do benefício também podem ser pedidos por via desse número. A ligação é completamente gratuita e está disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas.

Sugestão: Como tirar CNIS pela internet

Como saber a data de pagamento do meu benefício do INSS

A Previdência Social divulga as datas de pagamento de benefícios, dando certeza ao aposentado da data na qual terá seu dinheiro disponível, tornando simples como saber o dia de receber o beneficio do INSS. Apesar da divulgação, por ser uma tabela alterada anualmente, é comum que muitos fiquem confusos com as mudanças e não tenham certeza de quando serão beneficiados.

Como saber se meu benefício foi depositado

Não se preocupe pois não há grandes segredos em saber se o seu beneficio foi depositado, basta acompanhar a agenda da Previdência Social. O benefício citado foi recebido em 2019 por 34 milhões de pessoas.[1]

Confira abaixo a tabela de pagamento do INSS em 2021 divulgada pelo Instituto Nacional da Segurança Social: (INSS):

Imagem: Reprodução/inss.gov.br/

Meu beneficio do INSS não foi depositado, o que fazer?

Ainda que o o benefício do INSS deva ser depositado de forma automática, por vezes ocorrem problemas com a conta ou com o banco que calham na ausência do depósito. Caso você devesse ter recebido o benefício e isso não ocorreu, é necessário acusar a falha e solicitar o benefício na área de Meu INSS no site da Previdência Social.

Assim que acessar o site, basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a opção "Agendamentos/Requerimentos;
  2. Digite nome completa, CPF e data de nascimento e faça login;
  3. Selecione a opção "Novo requerimento" e digite "Não recebido" na área "Pesquisar";
  4. Selecione o serviço desejado.

'Não consigo ver meu pagamento do INSS'

Após solicitar o pagamento, o andamento do processo poderá ser acompanhado também no site do Meu INSS. Se você está com problemas do tipo "não consigo ver meu pagamento do INSS", é possível que seu benefício não tenha sido depositado, em caso de dúvidas, entre em contato com seu banco para conferir.

Após a resolução do problema com o depósito, a consulta de pagamento INSS deverá ocorrer normalmente e o dinheiro deverá chegar sem que para isso seja necessário tomar providências, ou seja, de forma automática.

Veja também: Como saber o número do benefício da Previdência Social.

Como receber Auxilio-Doença do INSS

O Auxílio-Doença do INSS é um benefício fornecido pelo INSS em caso de incapacidade do cidadão em exercer atividade profissional por questões de saúde. Para requisitar o benefício, é necessário:

  • Passar por perícia médica para que seja comprovada a incapacidade temporária de trabalhar;
  • Ter passado mais de 15 dias nos últimos 60 dias afastado do trabalho por questões médicas, sendo que os dias não precisar ser consecutivos;
  • Ter contribuído ao menos 12 meses para o INSS;
  • Documento oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovantes de pagamento do INSS;
  • Documentos médicos relacionados ao problema de saúde em questão;
  • Declaração assinada pelo empregador constando a última data na qual o trabalhador prestou serviço;
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), em caso de acidente do tipo.

Tendo todos os documentos em não, basta entrar no site do DataPrev para agendar uma avaliação médica que permitirá o recebimento do benefício. No mesmo site é possível pedir prorrogação do benefício.

Veja também o nosso artigo sobre como consultar o FGTS.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o dia de receber o benefício do INSS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Confira o calendário de pagamentos de bemefícios de 2019. Disponível em: <https://www.inss.gov.br/confira-o-calendario-de-pagamento-de-beneficios-de-2019/>. Acesso em 26 de junho de 2019.