Como saber meu número do NIS

Como saber meu número do NIS
Imagem: cartaoacredito.com

NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Trata-se de um número de cadastro designado pela Caixa Econômica Federal aos beneficiários de programas sociais que ainda não têm o PIS (Programa de Integração Social). O número é gerado quando um gestor do município aprova o seu cadastro, ele deve ter 11 dígitos e funciona como uma espécie de CPF de quem usa certos programas do governo. Como qualquer questão burocrática, esse assunto pode gerar dúvidas. Para te ajudar, o umCOMO responde agora: Como saber meu número do NIS.

Passos a seguir:
1

Existem diferentes formas de descobrir o seu número do NIS. A forma mais simples é através da Carteira de Trabalho. Para descobrir seu número do NIS procure a página da sua carteira de trabalho que contém todos os seus dados pessoais. O número pode constar como PIS, mas em campos da Caixa, você pode preencher como NIS pois o sistema entende,.

2

Se você tem o Cartão Cidadão Caixa, você também pode consultar o seu número do NIS. Ele deve estar impresso no cartão, embaixo do seu nome.

3

Outra opção para descobrir o número do NIS é através do Cartão Bolsa Família. Se você é beneficiário do programa, basta consultar o seu cartão e conferir o número que fica embaixo do seu nome.

Imagem: calendariobolsafamilia2015.com.br
4

Se você não conseguiu descobrir seu número do NIS através de nenhum dos documentos anterior, você pode consultar pela internet. Para isso, basta acessar o site da Previdência Social: www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login e preencher todos os campos. Assim que estiver completo, clique em "Confirmar" . A página seguinte te levará a outro formulário. Repare que no topo aparece uma faixa vermelho com o número do NIT. Esse número é o mesmo do NIS.

5

As novas Carteiras de Identidade mais recentes já vêm com o número do NIS. Você pode tentar consultar na no seu RG. Leia todos os campos e veja se em algum deles consta o termo PIS/PASEP, já que esse número é o mesmo do NIS.

6

Se você sabe qual é o seu número do PIS, saiba que ele é aceito em muitos formulários como o número do NIS. O NIS é voltado à beneficiários de programas sociais enquanto o PIS identifica aqueles que têm direitos a benefícios trabalhistas terem um contrato de trabalho ativo. Portanto, sim, existem diferenças entre PIS e NIS, mas em muitas situações o número de um substitui o outro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber meu número do NIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.