Como responder às perguntas na entrevista de trabalho

Como responder às perguntas na entrevista de trabalho

Quando já tiver feito e superado o difícil caminho existente entre o momento em que você se candidata a uma vaga de trabalho e consegue uma entrevista, chega a hora de se preparar ao máximo com todo o seu esforço para poder responder às perguntas na entrevista de trabalho. Pense que não existem perguntas difíceis em uma entrevista de trabalho se tiver se preparado bem.

Prepare-se para a entrevista

Você deve se candidatar para vagas de trabalho para as quais acha que realmente está formado e preparado para desenvolver o cargo. Se não estiver realmente preparado para essa vaga de trabalho, todas as perguntas parecerão impossíveis de responder.

Pesquise antes da entrevista

Prepare-se muito bem antes da entrevista, tente pensar e escrever todas as perguntas possíveis que lhe podem fazer e tente escrever as respostas. Faça uma investigação da empresa e da vaga para a qual se candidata e tente averiguar o que a empresa está procurando para esta vaga de trabalho.

Destaque suas virtudes

Você tem que conhecer seus pontos fortes e fracos e ser consciente das qualidades que vai oferecer ao entrevistador, pense em suas experiências passadas e porque escolheu esse caminho em sua vida.

Concentre-se nas perguntas

Tente evitar discutir sobre coisas do seu passado e fale do que pode contribuir à empresa e que motivos levaram você a se apresentar como o melhor candidato para esta vaga de trabalho. Se o apanharem desprevenido com uma pergunta, é melhor não responder imediatamente, leve o seu tempo para pensar bem na resposta e depois responda sem medo.

Não fale mal de seu trabalho anterior

Não fale mal de seu trabalho anterior, dos seus antigos colegas, do seu antigo chefe, da sua antiga empresa. Tente ser positivo e responder às perguntas de uma forma positiva e o melhor que puder.

Procure evasivas se houverem perguntas incômodas

Se o entrevistador fizer alguma pergunta que não se sente cômodo para responder, tente escapar dela.

Certifique-se de responder ao que lhe perguntam

Se achar que não entendeu direito uma pergunta, peça educadamente que voltem a repeti-la, lembre-se que as pessoas costumam reformular a pergunta na segunda vez e isso vai lhe dar bastante vantagem na sua resposta.

Veja também: 85 perguntas realmente idiotas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como responder às perguntas na entrevista de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Seja você mesmo e mostre-se como é, não tente aparentar ser outra pessoa, pense que o entrevistador é um grande profissional e vai perceber se estiver a ser enganado.