Partilhar

Como responder a perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

Está procurando emprego e tem uma entrevista de trabalho? É a primeira vez que vai a uma entrevista de trabalho? Seja qual for a sua situação, é sempre importante preparar corretamente algumas respostas a possíveis perguntas que possam fazer a você. É que, seja qual for a posição profissional para a qual se esteja a candidatar, algumas perguntas são comuns na maioria de processos de seleção. Por isso, neste artigo de umComo queremos explicar a você em detalhes como responder a perguntas difíceis em uma entrevista de emprego.

Passos a seguir:
1

Primeiro, é importante destacar que é imprescindível preparar todos os aspectos da entrevista de emprego e não só aquelas perguntas que possam ser mais difíceis de responder. Com isto nos referimos, por um lado, a aspectos formais como escolher a roupa apropriada e, por outro lado, ter claro como atuar durante a entrevista.

Assim, o tempo todo deverá falar com uma linguagem correta e educada, respondendo de forma clara e precisa àquilo que o entrevistador está perguntando a você, com uma velocidade moderada, etc. Isso também inclui não falar mais do que o necessário, ainda que não deva ter medo de perguntar aquilo que não estiver claro. Pode obter mais informação neste outro artigo sobre como falar em uma entrevista de trabalho.

Como responder a perguntas difíceis em uma entrevista de emprego - Passo 1
2

Por sua vez, será muito importante escolher a roupa e complementos que ajudem você a ter boa presença e que estejam de acordo com o posto de trabalho pelo qual você está se lutando. Por exemplo, deverá ir com terno e gravata se o emprego posterior requer, como pode ser o fato de trabalhar em um cargo financeiro, mas não fará sentido ir de terno a uma entrevista para trabalhar em um armazém ou como transportador.

Do mesmo modo, na hora de se pentear e maquiar, deverá optar por um estilo cuidado, ao mesmo tempo que discreto. Recomendamos a você consultar o nosso artigo a respeito de como se vestir para uma entrevista de trabalho e poder assim obter a informação que precisa sobre este aspecto.

3

Todas as entrevistas de trabalho incluirão perguntas a respeito de sua formação e trajeto profissional, de maneira que deverá falar a respeito daquilo que estudou e de onde trabalhou, mas não se limite a fazer um inventário do que diz o seu currículo. A pessoa que o entrevistar já terá revisado este documento, ainda que deverá reforçar aqueles aspectos que deseje destacar sobre os seus estudos e experiência, com base nas quais se adaptam melhor à vaga a que está se candidatando.

É possível que perguntem a você por que decidiu estudar a formação ou estudos que escolheu, de forma que deverá ter planejada uma resposta adequada como sua paixão por esse âmbito, suas habilidades para certas matérias ou as oportunidades de futuro que esse setor oferecia a você.

4

Outra pergunta que se costuma considerar difícil de responder em uma entrevista de trabalho é falar a respeito de suas virtudes e defeitos, especialmente estes últimos. Assim, trate de procurar aspectos a melhorar em sua forma de ser ou de fazer, e transformá-los em pontos positivos e formas de resolvê-los. Poderá obter mais informação a este respeito no artigo de umComo: como falar de seus defeitos em uma entrevista de trabalho.

Por exemplo, pode alegar que custa delegar tarefas pelo fato de ser muito perfeccionista e se assegura de que tudo esteja em ordem. Ao mesmo tempo, evite citar como virtudes 'sou muito trabalhador' ou 'sou muito pontual' porque são dois atributos que se dão por subentendidos em alguém que opta a um posto de trabalho, ou seja, se não for trabalhador nem pontual, dá a entender que tem um problema: é preguiçoso e demorado, e essa não é a imagem que quer dar, certo?

5

Além disso, a questão econômica é também um aspecto que costuma gerar incerteza e nervosismo na hora de falar em uma entrevista de trabalho. São muitas as empresas que perguntam aos novos candidatos a respeito de suas expectativas econômicas ou da remuneração em seus anteriores postos de trabalho.

Deste modo, será importante diminuir a importância sobre a remuneração -ainda que é evidente que trabalhamos para ganhar dinheiro e viver comodamente- e insistir em outros aspectos, como a oportunidade que supõe para você conseguir um posto de trabalho como este, ou fazer referência ao que marca o convênio coletivo do setor.

No entanto, em algumas ocasiões, pedirão a você explicitamente que fale um valor, de maneira que será recomendável que o faça com base em um valor aproximado do salário anual ao que aspira, e afirme que se trata só de uma aproximação e totalmente negociável. No nosso artigo como responder à pergunta sobre pretensão salarial poderá encontrar mais dicas para responder a esta pergunta.

6

Há quem diga que responder por que você é o candidato ideal para este posto é uma pergunta difícil de responder em uma entrevista de trabalho, e o certo é que o truque está em se afastar dos tópicos e convencionalismos. Não deverá cair em clichês do tipo "sou a pessoa adequada" ou "estou preparado para isso", já que não está contribuindo com nenhum valor adicionado para a sua candidatura.

Deverá propor respostas firmes como seus êxitos anteriores, formações específicas ou aptidões concretas que se requeiram nesta vaga de trabalho e das quais talvez outros candidatos não disponham.

7

Estas são só algumas das possíveis perguntas difíceis que podem fazer em uma entrevista de trabalho, ainda que sejam muitas e muito diversas as questões que podem fazer a você na hora de optar por um novo trabalho. Assim, recomendamos a você revisar esta informação a respeito de Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego para que possa conhecer mais algumas.

Em qualquer caso, será fundamental que durante toda a entrevista responda com firmeza a tudo o que perguntarem a você e, evidentemente, sempre diga a verdade. Lembre-se que se trata de dar um enfoque positivo tanto ao que é realmente vantajoso quanto àquilo que pode não ser tanto. Mostre-se seguro de si mesmo/a e...boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como responder a perguntas difíceis em uma entrevista de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como responder a perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

1 de 5

Voltar ao topo da página