Partilhar

Como responder à pergunta sobre pretensão salarial

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 2 julho 2018
Imagem: portal.avantebrasil.com.br

Falar sobre o salário continua a ser um assunto delicado e, ainda mais quando está em uma entrevista. A maioria das pessoas sente um grande desconforto e constrangimento ao falar sobre o assunto e, quando são questionadas sobre a pretensão salarial em uma entrevista, a maioria dos candidatos não estão preparados para responder à pergunta. Mas não estar preparado para responder a esta questão ou não responder de todo pode não abonar muito a favor do candidato, pois isso só vai demonstrar que não se preparou e que não tem noção dos valores para o cargo em questão. Para não ficar engasgado na hora dessa tão temida pergunta, em umComo vamos lhe dar algumas dicas sobre como responder à pergunta sobre pretensão salarial.

Passos a seguir:
1

Se preparar para uma entrevista é fundamental para não ser pego de surpresa. Uma das coisas que pode fazer é pegar num papel e caneta e escrever algumas das perguntas que pensa que vão ser feitas na entrevista. Existem algumas perguntas que já são típicas das entrevistas e, por isso pode se preparar previamente. A pergunta da pretensão salarial costuma ser uma das questões feitas aos candidatos e, nessa hora é bom não ficar engasgado e ter os seus objetivos muito claros.

Vale lembrar que, é importante esperar que o recrutador faça a pergunta para depois responder. Evite fazer a pergunta ou colocar essa informação no currículo, a menos que isso seja solicitado pela empresa. E se na entrevista não lhe fizerem essa questão e você quiser saber com o que pode contar, tente que o recrutador lhe dê essa informação sem perguntar por ela, fazendo questões sobre a empresa, a vaga a ser ocupada, os benefícios de trabalhar ali, etc.

Como responder à pergunta sobre pretensão salarial - Passo 1
Imagem: imaginie.com
2

Quando a pergunta sobre pretensão salarial lhe for feita é importante, acima de tudo, que responda. Ficar embasbacado ou responder algo como "ah não faço ideia", acredite que não é o melhor para si. Por isso, antes da entrevista faça uma pesquisa da média salarial. Tente saber quanto é que as empresas estão pagando por profissionais da sua área, tendo em conta o cargo assumido na empresa e o tipo de empresa, se pequena, média ou grande.

Pesquisar na internet por tabelas salarias para determinado cargo pode ajudá-lo a perceber qual é a média salarial da sua área profissional. Se tiver colegas a trabalharem na mesma área que você, converse com eles de forma a tentar perceber quanto ganham com o que estão fazendo.

3

Apesar das tabelas salariais que poderá encontrar e de quanto ganha o seu colega, é importante avaliar a sua experiência profissional. Se você está se iniciando, então o normal é que nesta fase você receba o mínimo estabelecido para essa área profissional. Mas se você já contar com alguma experiência na área, já pode pedir um pouco mais que o valor anterior. Tenha em conta também o tempo de experiência que tem, pois 6 meses de experiência não é a mesma coisa que 2 anos.

4

Outro fator que você deve avaliar na hora de pensar no salário é na sua situação atual. Ou seja, se você se se encontra desempregado e há quanto tempo ou se você está empregado e está em negociações com outra empresa. Na primeira situação, o mais provável é você ficar perto da média salarial, enquanto que no segundo cenário será prudente pedir um pouco mais do que está recebendo na empresa atual.

5

Para responder à pergunta sobre pretensão salarial também é importante avaliar o custo de vida da cidade onde se trata o cargo ao qual está a concorrer. Ter uma noção dos gastos com moradia, alimentação e transporte dessa cidade vai ajudá-lo a perceber as suas necessidades. Se essa vaga de trabalho for numa cidade grande, então será prudente que o salário seja superior ao de um profissional de uma cidade do interior.

6

Tenha em conta a descrição da vaga em questão, quais vão ser as suas tarefas e as suas responsabilidades. Às vezes as pessoas só olham para o título e se esquecem de ver no que realmente consiste essa vaga de emprego. É importante você determinar quanto deveria receber por aquilo que lhe estão a pedir para fazer.

Imagem: lopes.com.br
7

É importante que você estabeleça um valor mínimo, de forma a que possa pagar as suas contas e se sentir motivado para trabalhar. Pois caso você aceite um valor abaixo do seu mínimo aceitável é provável que pouco tempo depois você esteja novamente à procura de outro trabalho. A dica nesta situação é, tendo em conta os fatores anteriores, você peça um pouco mais do que o valor mínimo que estabeleceu para haver margem de negociação.

8

Na hora de responder à pergunta sobre pretensão salarial é importante, acima de tudo, pedir um valor justo, nem acima nem abaixo da média do mercado. Tenha cuidado com a estratégia de pedir um valor demasiado alto e fora da média do mercado, para depois pensar em negociar, pois pode ser que a empresa nem tente fazer uma proposta com receio que você não se contente com menos.

Imagem: brasilsenior.com.br
9

Vale lembrar que, as empresas fazem a pergunta sobre a pretensão salarial nas entrevistas para saberem quais as expectativas salariais do candidato e para saberem se podem ir de encontro às suas necessidades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como responder à pergunta sobre pretensão salarial, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como responder à pergunta sobre pretensão salarial

Imagem: portal.avantebrasil.com.br
Imagem: imaginie.com
Imagem: lopes.com.br
Imagem: brasilsenior.com.br
1 de 4

Voltar ao topo da página