Partilhar

Como reduzir gastos de uma empresa

Como reduzir gastos de uma empresa

Perante as dificuldades econômicas ou a diminuição de vendas, são muitas as empresas que incluem as demissões de trabalhadores como uma medida imediata e eficaz de reduzir custos. No entanto, há muitas outras alternativas que podem ser exploradas para reduzir gastos, menos traumáticas para o trabalhador e menos problemáticas para a empresa e sua imagem externa. Se quiser saber como reduzir gastos de uma empresa, aqui damos alguns conselhos.

Também lhe pode interessar: Como gerir a tesouraria de uma empresa
Passos a seguir:
1

Analise sua conta de telefone e reduza os celulares da empresa. Utilize o computador para tudo o que puder para se comunicar: email, chat, videoconferência por Skype ou Google Plus, etc. Verifique se é rentável fazer uma mudança de companhia telefônica para sua empresa, ou se pode negociar uma melhoria em suas condições atuais. As despesas com contas de celulares corporativos costumam ser às vezes muito elevadas, já que são difíceis de controlar e variam todos os meses, analise se realmente são necessários todos os telefones da empresa.

2

Despesas materiais. As despesas com papel e, sobretudo, com tinta de impressora costumam ser as mais elevadas dentro da rubrica de material de escritório. A regra de ouro que é preciso saber transmitir aos empregados é que não devem imprimir nada que não seja estritamente necessário, e se tiverem de o fazer, é melhor que seja a branco e preto ao invés de a cores, a não ser que seja imprescindível.

3

Almoços de negócios. Há negócios e acordos que às vezes só podem ser conseguidos depois de uma conversa extensa na hora de comer. No entanto há mil opções na cidade antes de escolher um restaurante de alto nível. Escolha, se puder, outros estabelecimentos mais econômicos nos quais possa estar igualmente confortável.

4

Seja rígido nos deslocamentos. Em essência, é o mesmo conselho que o anterior. Sempre que puder, procure uma opção que se adapte às suas necessidades por um preço menor e fuja dos luxos supérfluos. Valorize também se um ambiente mais caro e central compensa mais que um mais barato e que obrigue você a gastar mais em táxi ou transporte público.

5

Implante sistemas de poupança energética, instale lâmpadas de baixo consumo e, se for necessário, realize uma auditoria energética para determinar exatamente onde e como pode poupar mais na sua fatura de eletricidade. Verifique que o ar condicionado esteja a uma temperatura moderada tanto no inverno como no verão e que aos equipamentos ficam totalmente desligados à noite, nem sequer em modo de stand-by.

6

Reoriente o negócio. Às vezes por mais despesas que você corte, os resultados econômicos não melhoram, simplesmente porque o negócio está esgotado ou o mercado não dá mais conta. Deverá, nesse caso, dar um novo enfoque ao seu negócio, procurar novos clientes ou introduzir novas linhas de produtos.

7

Venda material tecnológico obsoleto. Pode ser uma boa forma de ganhar um dinheiro extra, se tiver equipamento que já não utiliza e estiver em bom estado. Também é um modo útil de financiar a compra de novos equipamentos informáticos.

8

Implemente o teletrabalho. Se sua empresa permitir, introduza medidas de flexibilidade trabalhista e teletrabalho, ainda que de forma progressiva. Seus empregados gastarão menos em transporte e almoços, poderão conciliar melhor sua vida familiar e produzirão uma menor despesa energética e de material na empresa.

9

Analise as comissões bancárias que está pagando atualmente e tente renegociar as condições atuais ou inclusive mudar de banco, se achar conveniente.

10

Analise as despesas de marketing atuais. Conseguiu um retorno de investimento (ROI) adequado? Acha que está gastando dinheiro ultimamente sem obter resultados? Talvez seja o momento de apostar em outros meios de publicidade. O marketing digital e em redes sociais diminui muito os custos nesse sentido e, além disso, permite medir todos os resultados.

11

Software livre. Se for possível, substitua os programas informáticos atuais que esteja pagando licença por alternativas gratuitas como as de muitos programas de software livre, desde que a mudança não repercuta de forma negativa em sua produtividade.

12

Invista em inovação. A médio e longo prazo é, talvez, o melhor conselho, ainda que suponha uma despesa a curto prazo. Melhorar a qualidade do produto, conseguir uma maior motivação e produtividade dos empregados, reduzir os tempos de produção e os tempos mortos de máquinas e empregados são só alguns exemplos de melhorias que se conseguem com a inovação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir gastos de uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como reduzir gastos de uma empresa

Como reduzir gastos de uma empresa
Como reduzir gastos de uma empresa

Voltar ao topo da página