Partilhar

Como recusar uma oferta de trabalho

Como recusar uma oferta de trabalho

Aceitaram você em um trabalho, mas este não cumpre suas expectativas? Então chegou a hora de ser completamente sincero e comunicar à empresa que o cargo oferecido não é do seu interesse. Mas, como podemos fazer isto sem ficar numa situação incômoda? Existem algumas formas que podem ajudar você a sair desta situação ficando bem com o departamento de recursos humanos e conseguindo que sua reputação como profissional não fique manchada. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar para você como recusar uma oferta de trabalho dando alguns conselhos que esperamos que sirvam como ajuda.

Passos a seguir:
1

Antes de recusar uma oferta de emprego é importante avaliar o que estão te propondo e refletir se realmente não lhe interessa. Muitas vezes podemos ser impulsivos quando o salário, o horário ou as tarefas a desempenhar não são os que esperávamos, mas há muitos outros aspectos que vale a pena analisar e repensar como, por exemplo, se há possibilidade de crescimento dentro da empresa, se o setor é o que lhe interessa, se há oportunidade de aumento salarial, etc.

Antes de se precipitar pense bem nos prós e nos contras e, se achar necessário, fale com seus familiares e amigos, porque uma visão externa é sempre positiva e esclarecedora.

Como recusar uma oferta de trabalho - Passo 1
2

Se, definitivamente o cargo de trabalho não lhe interessar, há diferentes formas de recusar a oferta de emprego. Uma delas é fazê-lo por escrito, por carta ou por email, e enviar para o contato de recursos humanos com quem você fez o processo de seleção. Este texto deverá ser muito cordial, agradecendo a oportunidade, mas explicando sinceramente porque não se interessa pelo trabalho. É essencial ser sobretudo educado e mostrar sempre uma atitude profissional para que as portas não se fechem para você.

3

Por telefone você também pode recusar uma oferta de trabalho, falando de forma pausada com o responsável pelo processo de seleção e listando os motivos pelos quais não vai aceitar o emprego. Antes de atender este telefonema, recomendamos que faça um esquema para não se desviar do assunto durante a conversa e dizer coisas que, no fundo, não são apropriadas e não queria dizer.

Ser sincero é bom, mas não se esqueça que o essencial é ser grato e cordial, isto é, ao invés de dizer "Pagam muito mal" é mais apropriado que diga algo como "O salário proposto não condiz com minhas expectativas, sinto muito". Sincero, mas educado, esse é o truque.

4

Mas, sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de recusar uma oferta de trabalho é pessoalmente. A comunicação direta é bem mais humana, clara e cordial que qualquer outra. Aqui você poderá expor claramente seus motivos e, se for o caso, poderá negociar. Quem sabe? Talvez eles estejam dispostos a fazer algumas mudanças que você possa propor e, no final, o trabalho ser do seu interesse. É conversando que as pessoas se entendem e um trabalho é uma relação entre empresa e empregado, de modo que a comunicação é essencial para o entendimento de ambas as partes.

De qualquer forma, mesmo que não estejam dispostos a negociar, cara a cara é sempre a melhor maneira de criar empatia, para que entendam seus motivos e para que possa recusar esta oferta, mas conseguir que fiquem com o currículo para outras vagas que cumpram as suas expectativas. No setor de emprego nunca se deve fechar as portas e tentar mostrar sempre seu perfil mais responsável e profissional.

5

Em resumo, para recusar um trabalho damos uma série de conselhos que ajudarão você a fazê-lo da melhor forma possível:

  • Sobretudo, antes de dizer que "não" a um trabalho recomendamos que avalie as condições propostas e pense a longo prazo, não pense apenas no que lhe ofereceram inicialmente.
  • Quando for recusar o emprego, o primeiro a fazer é agradecer à empresa a oportunidade que lhe deram e a confiança que depositaram em você.
  • Para explicar seus motivos tente ser claro, conciso e educado. Não fuja do assunto nem dê mais explicações do que as necessárias.
  • Mostre uma atitude próxima e amável para não fechar as portas para outros processos de seleção que possam ser mais interessantes para você. Nunca enfrente nem ataque diretamente a empresa que quer contratar você. Neste artigo contamos como causar uma boa impressão em uma entrevista de trabalho.
6

E, sobretudo, para evitar passar este mau momento em que você tem de recusar um trabalho, em umComo.com.br aconselhamos que antes de recusar qualquer oferta, revise bem as condições, o lugar de trabalho, informe-se a respeito da empresa e tenha claro o cargo proposto. Desta forma, conseguirá que as entrevistas às quais for sejam realmente produtivas e que nem você nem a empresa percam tempo com trabalhos que não interessam. Antes de enviar currículo às cegas, informe-se bem sobre as condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recusar uma oferta de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como recusar uma oferta de trabalho

Como recusar uma oferta de trabalho
1 de 4
Como recusar uma oferta de trabalho

Voltar ao topo da página