Outros Documentos Legais

Como recuperar os documentos depois de um assalto

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como recuperar os documentos depois de um assalto

Ninguém gosta de pensar na hipótese de ser assaltado, mas como isso pode acontecer com qualquer pessoa, é importante saber como recuperar os documentos depois de um assalto. Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas muito úteis, bem como orientar as pessoas sobre qual a melhor maneira de proceder após o acontecido.

Também lhe pode interessar: Perdi meu Bilhete Único, como recuperar?

Passos a seguir:

1

Não importa se foi roubo ou furto, se levaram os seus documentos é importante saber como proceder, tanto para que não os usem no seu lugar, como para cometer fraudes, tampouco para pegar o seu dinheiro em bancos. Além disso, ao tomar as atitudes mais adequadas depois do ocorrido, as chances de recuperar os documentos depois de um assalto são maiores.

Como recuperar os documentos depois de um assalto - Passo 1
2

Em geral, quando ocorre um assalto provavelmente o que aconteceu foi um roubo, que é caracterizado por agressão ou ameaça grave, independente de haver ou não o uso de arma. Essa situação difere do furto, que é quando não há violência, sendo que é isso o que acontece até mesmo quando a carteira de uma pessoa é pega sem nem mesmo que ela perceba. Entendido isso, o primeiro passo depois de um assalto é fazer um BOboletim de ocorrência, na delegacia mais próxima.

3

Na delegacia é importante informar todos os documentos que foram roubados, como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, bem como carteira de motorista, DPVAT e IPVA, entre outros que estavam com você. Também é necessário informar a respeito dos cartões do banco, cheques e outros em sua posse no momento do assalto. Em muitos estados brasileiros, já existem as delegacias virtuais, onde é possível registrar um BO em uma série de situações, como furto, porém, no caso de roubo é preciso se dirigir pessoalmente à delegacia.

4

Quando além dos seus documentos pessoais forem roubados cartões de crédito, débito, cheque e similares, o segundo passo ou mesmo o primeiro, conforme o local em que você esteja é cancelar todos eles. Para tanto, é preciso ligar para a central de atendimento de cada empresa ou banco.

5

Em alguns casos você tem um prazo para enviar uma cópia do BO para que o cancelamento e o envio de um novo cartão ocorram. Por isso, ir a uma delegacia é um passo importante. Isso vai permitir também que você faça uma nova via dos seus documentos – caso não consiga recuperá-los. É seguro ainda entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, caso tenha cheques que foram roubados, para que eles possam ser sustados no caso de serem usados.

6

Nesses locais também é importante informar os documentos pessoais roubados, uma vez que os assaltantes podem utilizá-los para fazer um financiamento de veículos, comprar bens de consumo e até mesmo abrir contas em bancos. Ao invés de ligar você pode acessar o site dessas empresas e usar os seus serviços online. Já para encontrar os seus documentos é possível buscar locais onde haja achados e perdidos, de preferência, na região onde aconteceu o assalto.

Como recuperar os documentos depois de um assalto - Passo 6
7

Alguns dos locais que oferecem essa opção são os aeroportos, rodoviárias, correios (através do seu site, telefone ou pessoalmente) e algumas delegacias. Há também sites na internet onde é possível registrar achados e perdidos. Embora você torça para que eles apareçam de alguma forma, caso os seus documentos não voltarem a você é preciso fazê-los novamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar os documentos depois de um assalto, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jesse James de Oliveira
Tive meus documentos furtados na sexta-feira, dia 26 de Junho de 2020.
Hoje, dia 30 de Junho de 2020, recuperei os documentos.
Posso usar normalmente o RG, CPF, recuperados?
Tem como cancelar a ocorrência online que fiz?
1 de 3
Como recuperar os documentos depois de um assalto