Partilhar

Como receber seguro de vida

Como receber seguro de vida
Imagem: corretorportoseguro.com

Seguro de vida é um acordo contratual que qualquer pessoa pode fazer com a seguradora de sua preferência, para garantir que, na sua ausência, familiares e dependentes financeiros seus fiquem monetariamente protegidos. Você mesmo pode usufruir de seu próprio seguro de vida, em caso de ser acometido por uma doença grave ou por invalidez. O seguro, contudo, sempre levanta perguntas frequentes: como calculá-lo? Como indicar um beneficiário? E, o mais importante: como receber o seguro de vida? Em umComo vamos lhe explicar!

Também lhe pode interessar: Como dar entrada no seguro DPVAT
Passos a seguir:
1

O seguro é calculado de acordo com a idade do segurado. Pessoas com mais de 60 anos podem encontrar dificuldade caso queiram contratar a primeira apólice.

2

Você pode escolher quem quiser para ser seu beneficiário. Não precisa ser uma pessoa apenas, você pode colocar quantas pessoas você quiser, e também pode mudar seus beneficiários quando e quantas vezes bem entender.

3

É importante entender bem a diferença entre seguro de vida e seguro de acidentes pessoais. O seguro de vida cobre mortes tanto naturais quanto acidentais, enquanto o seguro de acidentes pessoais, como o próprio nome indica, cobre apenas mortes por acidente. Cabe lembrar que, por essa diferença na cobertura de um seguro e outro, há uma significativa oscilação de preço entre ambos.

4

O que fazer para receber o seguro de vida no caso do falecimento de seu titular, se sou dependente/ beneficiário dele? Nesse caso, é importantíssimo ficar atento aos prazos. É necessário comunicar o falecimento o mais rápido possível à seguradora ou ao banco responsável pelo seguro de vida. Em seguida, é necessário entregar todos os documentos que forem requisitados, entre os quais estará o atestado de óbito ou o laudo da autópsia (no caso de crimes e acidentes).

5

Respeitando todos os prazos e entregando a documentação requerida, a liberação do seguro não demora muito – costuma, aliás, ser bastante breve.

6

Você deve estar se perguntando quais documentos são necessários para receber o seguro de vida. A documentação varia de seguradora para seguradora, e de sinistro para sinistro. Em caso de morte, certamente será necessária a apólice do seguro, a certidão de óbito, certidão de nascimento do segurado ou, caso seja casado, certidão de casamento do mesmo; caso se já separado, além da certidão de casamento será necessária a averbação da separação; RG, CPF e comprovante de residência. No caso de beneficiários nomeados, seus documentos pessoais também podem ser requisitados. Quando os beneficiários são menores de idade, apenas a certidão de nascimento é requerida; caso eles tenham entre 16 e 18 anos, o CPF também será solicitado; se forem maiores de idade, serão necessários RG, CPF e comprovante de residência dos mesmos.

7

Além desses documentos, também serão necessários alguns relativos ao seguro, tais como, por exemplo, declaração de únicos herdeiros ou original da autorização de crédito em conta no caso de um eventual pagamento. Se os beneficiários não forem nomeados no seguro, será necessário, também, providenciar uma declaração, com firma reconhecida, dos parentes consanguíneos do segurado, informando quem são os herdeiros. Para essa declaração, serão necessárias duas testemunhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como receber seguro de vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como receber seguro de vida

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
LUCELIA DE OLIVEIRA SILVA
BOA TARDE PRECISO QUE MANDE PARA MIM S DOCUMENTOS QUE PRECISAM PARA RECEBER O SEGURO DE MINHA MAE FRANCISCA DE OLIVEIRA SILVA JA FALECIDA JA PEGUEI O NUMERO QUE PRECISA DESPACHAR PELO CORREIO. OBRIGADA
A sua avaliação:
ivan
Boas tarde.Estou de ukrania ,o meu cuniado estava em portugal e trabaliava e falaseu ,el parese qe thinia seguru de vida em portugal ,como podemo saber?

Como receber seguro de vida
Imagem: corretorportoseguro.com
Como receber seguro de vida

Voltar ao topo da página