Como recadastrar CPF pela internet

Como recadastrar CPF pela internet

Deparar-se com o CPF suspenso na situação cadastral significa que por algum motivo seus dados não estão completos nos cadastros da Receita Federal ou que existe alguma desregulação com o título de eleitor ou a Justiça Eleitoral. Então, será preciso entender porque o seu CPF consta como suspenso ou irregular e então iniciar os trâmites para regularizar a suspensão e atualizar os dados. A Receita Federal oferece ferramentas que permitem regularizar o CPF online. Neste artigo do umCOMO nos mostramos o passo a passo para você que precisa saber como recadastrar CPF pela internet, alterar nome no CPF e outros dados pendentes de atualização.

Como consultar CPF pelo número e data de nascimento pela internet

Se você não tem certeza se precisar regularizar o CPF, é bem fácil consultar situação cadastral do CPF online. O próprio portal online de serviços prestados pela Receita Federal emite um comprovante de Situação Cadastral no CPF:

  1. Acesse servicos.receita.fazenda,gov.br;
  2. Preencha os campos com o número do CPF a ser consultado e data de nascimento;
  3. Selecione consultar e você terá acesso ao Comprovante de Situação Cadastral no CPF;
  4. Para saber se você tem o CPF suspenso ou regular, basta olhar o campo Situação Cadastral.

CPF suspenso, o que fazer?

É preciso regularizá-lo quanto antes, mas antes de recadastrar o CPF, é importante que você entenda porque o seu CPF consta como irregular na situação cadastral. Ter o CPF suspenso significa que por algum motivo seus dados não estão completos nos cadastros da Receita Federal ou então alguma desregulação com o título de eleitor ou a Justiça Eleitoral.

Um CPF também deve ser regularizado quando foi indevidamente suspenso, quando não era obrigado a fazer a declaração do imposto de renda nos últimos 5 anos. E se a declaração não foi feita indevidamente, é preciso regularizá-la urgentemente. Entenda o que acontece quando você não declara imposto de renda.

Por que é importante atualizar o CPF?

O CPF suspenso não permite solicitar passaporte, abrir uma conta, pedir empréstimos, prestar concursos públicos e pode até afetar o recebimento da aposentadoria

Sem título: regularizar na Caixa, Banco do Brasil ou Correios

Como recadastrar CPF pela internet

É possível atualizar nome no CPF, regularizar o CPF pela internet grátis se ele consta como suspenso na situação cadastral e o contribuinte não tinha a obrigação de declarar imposto de renda e outros dados que possam estar errados no sistema. Para recadastrar o CPF pela internet (maiores de 16 anos), será necessário ter em mãos número do CPF, número de um documento de identificação (RG, passaporte, certidão de nascimento ou carteira de habilitação) e título de eleitor ou protocolo de inscrição que comprove o alistamento eleitoral .

O procedimento para recadastrar CPF pela internet é o seguinte:

  1. Acesse servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar;
  2. Preencha os campos com as informações referentes aos documentos citados acima e endereço (e o nome correto, caso a intenção seja alterar o nome no CPF);
  3. Selecione 'enviar';
  4. O acompanhamento do pedido de regularização pode ser feito através do código de atendimento recebido. Para consultar o andamento, basta acessar servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaAndamento/.

Leia também: Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet

Onde recadastrar o CPF

Além de regularizar o CPF pela internet grátis, também é possível atualizar CPF na Receita Federal em agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou pelos Correios (mediante taxa) com CPF, documentos de identidade e título de eleitor ou comprovante eleitoral.

A solicitação pode ser feita pelo titular do CPF maior de 16 anos ou um representante legal (mediante procuração ou meios judiciais).

Para regularizar o CPF de pessoas falecidas é preciso comparecer a uma Unidade de Atendimento da Receita Federal.

Como regularizar o CPF para menores de 16 anos

No caso de menores de 16 anos com CPF suspenso, quem deve regularizar devem ser os pais ou seus representantes legais (tutores ou responsáveis pela guarda judicial). A documentação completa para atualizar o CPF suspenso pode ser checada no site da Receita Federal.

Leia também: Como tirar CPF de menores de idade nos Correios

Como regularizar CPF fora Brasil

Quem mora fora do Brasil e precisa atualizar CPF pode regularizar CPF suspenso entrando em contato com as representações diplomáticas do Brasil no respectivo país ou pelo número, disponibilizado no site da Receita Federal +55 11 3003 0146.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recadastrar CPF pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.