Como rastrear encomendas dos Correios

Como rastrear encomendas dos Correios
Imagem: comunicadores.info

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida como Correios, existe desde 1663 e é uma importante (e única) instituição pública nacional responsável pela entrega de postagens em todo o Brasil. Dentre os vários serviços que os Correios oferecem – como a busca por CEP, coleta domiciliar, simulação de preços e prazos, e a geração e impressão de etiquetas –, a empresa disponibiliza aos usuários uma ferramenta de rastreamento de objetos, que serve para que uma compra ou pedido que está para ser recebido possa ter o seu caminho monitorado. E aqui em umComo.com.br você aprende, em poucos passos, como rastrear encomendas dos Correios. Veja como é fácil!

Passos a seguir:
1

Sempre que um produto é encomendado e enviado pelos Correios ele é automaticamente lançado em um “sistema de rastreamento virtual” e que pode ser acessado para que a pessoa que receberá a encomenda acompanhe pela internet o caminho do objeto, em detalhes, desde quando saiu da agência até quando está para chegar a seu endereço.

2

Este serviço existe para as opções de encomendas tanto nacionais quanto internacionais e nos diferentes modelos oferecidos pelos Correios, dentre eles: Sedex, Sedex 10, Sedex a Cobrar, PAC e Sedex Hoje.

3

Para começar a rastrear a suas encomendas, você precisa ter um código identificador com 13 algarismos, que consta do ticket de comprovante da postagem. Este número é dado pela empresa em que a compra foi realizada ou pelo remetente.

Imagem: correios.com.br
4

Depois, basta acessar o site dos Correios; o endereço é www.correios.com.br e a opção de rastreamento fica logo na página inicial, do lado direito ou no ícone.

Imagem: página inicial do site dos Correios
5

No campo “identificador de objetos”, você deve digitar o seu código e clicar na opção “pesquisar”. É possível inserir até 50 códigos para rastrear diferentes encomendas; para isso, você deve separar os identificadores com ponto-e-vírgula. Por exemplo: SS987654321BR; SSA123456789R; SSB9283746BRS.

6

Mas, se você quer consultar o intervalo de pedidos sequenciados, deve separar os códigos com traços, assim: SS123456789BR-SS123456799BR.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rastrear encomendas dos Correios, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Para realizar um rastreamento internacional de produtos postados no Brasil o seu código começa com a letra “R” e “C”, no entanto, estes serviços não são assegurados fora do Brasil. Para este tipo de encomenda, os operadores de outros países não disponibilizam informações de rastreamento para o Brasil. Por isso, encomendas deste tipo devem ser feitas no site: http://www.upu.int/en/the-upu/member-countries.html.
  • Já para os produtos postados no exterior, as informações de rastreamento são determinadas pelo serviço firmado pelo remetente na origem.
  • Os dados de rastro registrados no site dos Correios ficam disponíveis durante 90 dias após a data que a encomenda foi postada.
  • No endereço www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento você encontra mais informações importantes sobre rastreamentos internacionais.
  • Se o seu pedido foi extraviado ou a sua mercadoria teve algum problema de envio, você pode entrar em contato pelos telefones 3003-0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (para outras localidades), diretamente em uma das agências dos Correios existentes em sua região ou no próprio site dos Correios.