Partilhar

Como procurar meu primeiro emprego

Por Sara Viega. Atualizado: 11 julho 2019
Como procurar meu primeiro emprego
Imagem: sobralportaldenoticias.com

Encontrar um emprego pela primeira vez é, muitas vezes, o passo mais difícil na hora de desenvolver com sucesso uma carreira profissional. Em muitas ofertas exige-se experiência de trabalho prévia, por isso para quem nunca trabalhou antes, a procura de um primeiro emprego pode ser um ciclo de difícil solução. Por isso, em umComo.com.br damos alguns conselhos para você sobre como procurar seu primeiro emprego.

Também lhe pode interessar: Como se organizar para procurar emprego
Passos a seguir:
1

Use seus contatos. A rede pessoal de contatos é muitas vezes o fator mais importante para encontrar emprego, seja qual for a idade. No entanto, para gente que não tenha experiência trabalhando pode ser a única forma de entrar no mercado trabalhista, e a partir daí, construir uma carreira. Se estiver procurando um trabalho, faça as pessoas ao seu redor saberem. Nunca se sabe, mas pode ser que justo nesse momento tenha algum contato de segundo ou terceiro grau que precisa de alguém como você para trabalhar.

2

Empresas de trabalho temporário. As ETT precisam de perfis de todo tipo, seja com ou sem experiência trabalhista, pois trabalham para muitas empresas que precisam de pessoal. Prepare um currículo explicando tudo o que sabe fazer, e se não souber bem como, deixe-se assessorar por algum dos profissionais de Recursos Humanos que trabalham nestas empresas.

3

Serviços públicos de emprego. Assim como nas ETT, em cada estado existe um serviço público de emprego através do qual poderá ter acesso às ofertas de trabalho e publicar seu currículo. Seja de forma presencial em alguma destes escritórios ou através das suas páginas na Internet, são outro recurso importante para considerar.

4

Portais especializados em emprego para jovens. Porque nem só de Infojobs, Catho, etc, vive o desempregado. Existem muitos portais na Internet especializados em ofertas de emprego direcionadas a pessoas recém-formadas e estágios para estudantes, como é o caso do Meu Primeiro Trabalho.

5

Bolsas e estágios. As faculdades e escolas são às vezes o primeiro trampolim para o mercado de trabalho. Desde o clássico quadro de anúncios com ofertas de estágio até seu equivalente on-line nos site das instituições educativas, onde com frequência podem ser encontradas oportunidades interessantes, dirigidas especificamente a estudantes ou recém-formados. Se tiver dúvidas você também pode recorrer aos serviços de orientação profissional do seu centro educativo, para que lhe informem de convocatórias ou recursos úteis.

6

Redes sociais. As redes 2.0 podem ser uma ferramenta útil em sua estratégia para procurar um trabalho, se souber usá-las da forma conveniente. Pode guardar em seu navegador a procura por palavras no Twitter relacionadas com ofertas de emprego e o setor profissional que lhe interesse, entrar em grupos do Facebook relacionados com a procura de trabalho ou se registrar em redes profissionais, como o Linkedin ou Viadeo, com as quais entrar em contato, seguir empresas ou procurar por ofertas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar meu primeiro emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como procurar meu primeiro emprego

Como procurar meu primeiro emprego
Imagem: sobralportaldenoticias.com
Como procurar meu primeiro emprego

Voltar ao topo da página