Como prestar concurso público em Portugal

Como prestar concurso público em Portugal

Muitos brasileiros tem o sonho de conseguir empregos públicos através da prestação constante de concursos públicos. Esses concursos existem para qualquer tipo de empresa pública, desde postos de saúde até ministérios federais. Muitos brasileiros também tem o grande sonho de estudar e trabalhar em países do hemisfério norte, como os Estados Unidos e os países da União Europeia. Portugal, país com a cultura mais similar a nossa e com a mesma língua é sempre uma opção para estes brasileiros. Você já pensou em prestar algum tipo de concurso público no país de Portugal? Nesse artigo desenvolvido por umComo, buscaremos te explicar como prestar concurso público em Portugal e conquistar o seu emprego público no país lusitano.

Passos a seguir:
1

Devemos antes de tudo, saber como funciona a maioria dos concursos públicos. Através de publicação de um edital no Diário Oficial da esfera necessária, o número de vagas e as requisições necessárias para o concurso são especificadas. Nesse edital constará a idade mínima para a participação, os requisitos escolares (ensino médio, faculdade, pós graduação) e as experiências requeridas em trabalhos anteriores para a execução da função e também o mais importante: a empresa e a função que você poderá desempenhar dentro da instituição contratante.

2

Porém, como as coisas funcionam em Portugal? Basicamente da mesma maneira. O Diário Oficial da República divulgará quais são os empregos públicos disponíveis. Assim como no Brasil, existem instituições que condensam esses concursos em que você pode participar. No Brasil, há diversos jornais e periódicos como a Folha Dirigida que informa quais são os concursos que estão com abertura próxima e quais são os que estão com inscrições abertas. Eles também disponibilizam dicas para o estudo e para a execução dessas provas, muito similares aos vestibulares. Em Portugal, existe uma agência estatal que faz a captação dessas informações e que disponibilizará as informações necessárias para a execução da candidatura aos empregos públicos. Essa agência é a BEP (Bolsa de Empregos Públicos).

3

Para saber se você pode prestar esse concurso e entrar na vaga requisitada, você deve ler o Edital disponibilizado pelo concurso. No BEP você encontrará o edital para ser lido online. No Edital você poderá saber se o concurso pode ser prestado por estrangeiros. Se não existem limitações especificadas no Edital, você possui a liberdade de assumir a posição dentro do concurso. Lembrando que para prestar um concurso público em Portugal você deve ser residente do país. Você necessitará do seu passaporte e deverá estar com situação legalizada no país.

Veja também: 100 palavras no português de Portugal com significado diferente no Brasil

4

Dentro desses conformes, é só executar a sua inscrição e aguardar a prova. Estude bastante para a prova e veja quais são as matérias que irão cair nesse concurso. Depois que você concluir seus estudos, faça a prova e confie nos resultados. Aguarde o resultado e confira sua posição. Se você passou e é um dentro das vagas requisitadas, é só aguardar a sua chamado. Quando for chamado, espere algum tempo e pronto, você já estará com o seu emprego público garantido em Portugal.

Veja nossas dicas para concursos públicos: Como prestar concurso público em outro estado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prestar concurso público em Portugal, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.