Partilhar

Como poupar dinheiro para sair de casa dos pais

Por Carla Fernandes. Atualizado: 2 agosto 2019

A altura de sair de casa dos pais é um grande desafio e um dos principais passos para declarar independência financeira. Mas esta mudança de vida requer algum planejamento e se não quer ficar falido em alguns meses e ter de voltar para casa dos pais você precisa de juntar dinheiro. Não deve ser uma decisão impulsiva e antes de dar este passo tenha a certeza que está preparado para o que der e vier! Para além das despesas do imóvel você terá muitas mais, principalmente nos primeiros meses se for necessário comprar por exemplo móveis e eletrodomésticos. Fique a conhecer algumas dicas de como poupar dinheiro para sair de casa dos pais e você aumentará as suas chances de se dar bem na sua nova casa!

Também lhe pode interessar: Como poupar para viver sozinho
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar você precisa de ter a noção dos valores mensais, quanto vai ter de gastar e quanto você vai ter para isso. Determine também uma meta mínima de economia e um valor máximo de aluguel. Nestas contas você vai determinar se está pronto ou não para sair de casa e também o valor que vai ter de poupar para pelo menos 6 meses, que é o seu fundo de emergência.

2

Guardar dinheiro vai ter de se tornar um hábito

Começar a fazê-lo desde que pensa em sair de casa dos seus pais é muito importante, mesmo que seja um pequeno valor. Vai lhe permitir estabelecer bons hábitos financeiros e poder pagar mais coisas a longo prazo.

Você pode definir uma porcentagem do seu ordenado para uma conta poupança, isto irá permitir que esse dinheiro seja investido e acumular juros. Quanto mais tempo você deixar o dinheiro na conta mais juros acumulará. Se você deixar por uns bons anos com uma boa quantia pode chegar a duplicar ou triplicar o valor inicial.

Como poupar dinheiro para sair de casa dos pais - Passo 2
3

Economize e elimine gastos desnecessários

Após estabelecer alguns números mensais você precisa de encontrar meios para os concretizar.

Divida o seu orçamento em três categorias.

  • Os essenciais - compras de mercado, valor do aluguel e de transportes, medicamentos...
  • Não essenciais - refeições em restaurantes, pacotes de Tv a cabo...
  • Extravagâncias - comprar roupas de marca, ingressos de shows...

Tente eliminar as extravagâncias e reduzir os seus gastos em bens não essências.

4

Algumas dicas

Na sua alimentação prefira algumas marcas mais baratas que ofereçam a qualidade mais aproximada da que você compra. Você pode ainda comprar roupas e móveis em segunda mão ou em promoções. No seu tempo de lazer troque por opções gratuitas que decorrem em lugares públicos ou vá a uma biblioteca. Confira o seu plano telefônico e verifique se ele é a opção mais barata para as suas necessidades.

5

Meios de transporte

Vai de veículo particular para o seu trabalho? Manter um carro requer despesas: combustível, impostos, reparações, reposições de peças, trocas de óleos, etc . Procure saber se existe transporte público que faça ligação entre o local onde mora e o sitio onde trabalha, seja de ônibus, trem ou metrô. Se considerar que a distância é relativamente pequena, opte pelas opções mais sustentáveis e que fazem bem à dua saúde: bicicleta ou a pé mesmo!

6

Venda coisas de que não necessita

Revire o seu quarto, e as coisas velhas que botou no sótão. Você vai encontrar muita coisa de que já não usa e não precisa. Se os objetos que você não quiser mais valerem algum dinheiro para as outras pessoas anuncie-os na internet ou leve-os a uma loja de segunda mão. Você vai se ver livre deles, ganha algum dinheiro para se mudar e vai ter menos coisas para levar até à nova casa.

As roupas, os CDs, DVDs, jogos de tabuleiro, jogos de computador ou de outro equipamento etc...

Se não os conseguir vender, doe-os a quem você acha que precisa. Você já aceitou que não precisa deles e irá se sentir bem consigo próprio.

7

A casa

A despesa de aluguel ou hipoteca da casa costuma ser a cota que leva mais do seu orçamento. Se achar que pode compartilhar-la com mais pessoas, você pode escolher alguns amigos para morarem consigo e assim também irá dividir despesas fixas: a luz, água, internet, gás entre outras.

8

Reduza os gastos temporariamente para economizar o valor necessário para a mudança. No entanto, se você levar algumas destas dicas para a sua vida futura só lhe trará benefícios.

Veja também: Como decorar apartamento com pouco dinheiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como poupar dinheiro para sair de casa dos pais, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como poupar dinheiro para sair de casa dos pais

1 de 4

Voltar ao topo da página