Partilhar

Como pedir referências de trabalho a uma empresa

Quando vamos a uma entrevista de trabalho,é provável que além de nos perguntarem a respeito do que colocamos em nosso currículo, a empresa queira ter referências nossas ou uma carta de recomendação de lugares nos quais tenhamos trabalhado anteriormente, para assim garantir que sejamos bons empregados. Podemos solicitá-la nessas empresas das quais fizemos parte, pelo que neste artigo de umComo.com.br explicaremos a você como pedir referências de trabalho a uma empresa.

Fonte fotografa: blog.occeducacion.com

Também lhe pode interessar: Como pedir uma carta de recomendação
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é determinar a que pessoa desejamos pedir as referências. Damos como certo que nestas referências procuramos destacar nossas qualidades e bem fazer, pelo que deve ser uma pessoa que tenha sido próxima de nós em nosso trabalho, e que reconheça nossas habilidades e possa falar bem de nós. O ideal seria que esta pessoa fosse nosso superior, chefe ou supervisor,já que isso acrescentaria credibilidade.

2

O ideal seria que tivéssemos confiança suficiente com essa pessoa para poder solicitar-lhe a carta diretamente, já que geralmente não nos colocarão nenhum impedimento se concordarem que nosso trabalho com eles foi adequado. Caso contrário, podemos solicitar ao departamento de Recursos Humanos para que eles falem com nosso chefe para saber se concorda, mas isso não é o recomendável.

3

Deveremos dar-lhes uma ideia aproximada de que aspectos devem ser destacados sobre nós na carta que elaborarão, mas sem que isso signifique escrevê-la nós mesmos. Algumas ideias são:

  • Habilidades concretas que possuímos e que se destacam.
  • Tipo de trabalho desempenhado.
  • Projetos dos quais tenhamos feito parte.
  • Nossas motivações e inquietudes.
  • Envolvimento nas atividades da empresa, etc.
4

É importante que a carta que recebermos seja revisada antes de entregá-la em uma entrevista de trabalho, já que pode não se adaptar ao que nos pedem em todas as entrevistas às quais formos.

5

Deve-se ter em conta que há algumas empresas cujas políticas determinam que não sejam dadas referências de trabalho de seus empregados, mas apenas informação objetiva sobre o trabalho desempenhado, horas de trabalho e outros dados similares.

6

Por último, faça uma demonstração de agradecimento àquela pessoa que lhe tenha feito a referência, já que graças a ela aumentará suas possibilidades de obter um trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir referências de trabalho a uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como pedir referências de trabalho a uma empresa

Voltar ao topo da página