Como pedir reembolso no Aliexpress

Como pedir reembolso no Aliexpress

O Aliexpress é uma das maiores lojas virtuais de produtos importados e oferece muitos descontos e promoções aos consumidores brasileiros. No entanto, é preciso estar atento a como proceder em caso de devolução do produto ou outro motivo que faça o cliente querer o seu dinheiro de volta. Para tanto, o umComo.com.br vai ensinar como pedir reembolso no Aliexpress. Confira as dicas sobre o assunto de seguida.

Passos a seguir:
1

Pedir reembolso no Aliexpress é relativamente fácil quando o consumidor deseja devolver o produto porque não corresponde às suas expectativas ou porque a mercadoria comprada online não foi entregue, o que é possível de acontecer. No entanto, todo o procedimento pode demorar um pouco e, por isso, é preciso ter paciência. Na realidade, paciência é algo que os clientes, desse que é um dos maiores portais de compras do exterior, devem ter já quando realizam as primeiras aquisições.

2

O Aliexpress reúne um grande número de fabricantes e lojistas que vendem no varejo e, como eles estão em outros países, o prazo de entrega pode chegar a 60 dias. Por isso, para pedir reembolso por causa da não entrega do produto é preciso esperar para o prazo de entrega informado pelo fornecedor chegar ao final. Caso o cliente receba um produto, mas não seja o que estava esperando ou esteja com defeito, é possível optar pelo reembolso total ou parcial e mesmo pela troca do item.

3

Quando o reembolso for solicitado por uma dessas razões, é preciso enviar uma solicitação de reembolso, que no site é chamado de abrir uma disputa. Quando o produto não é recebido em condições satisfatórias, o consumidor tem até cinco dias depois do recebimento para abrir a disputa, o que deve ser feito acessando o Aliexpress, fazendo login com sua conta e clicando em Meus Pedidos na página inicial. Depois clique em Ver Detalhes e, por fim, vai aparecer a opções Disputa Open.

4

O próximo passo é o cliente preencher um formulário, informando que deseja o reembolso e explicando a razão. Se o motivo for o recebimento da mercado errada ou defeituosa, é melhor que o cliente anexe imagens, vídeos e mesmo bate-papo com o fornecedor para embasar o seu pedido. Ao final é preciso apenas clicar em Enviar. O fornecedor tem até 15 dias para dar uma resposta e/ou resolver a situação. Caso contrário, o pedido de reembolso segue automaticamente para a equipe do site, que avalia o mesmo e dá uma resposta no prazo de 15 a 30 dias.

5

Mesmo assim, o Aliexpress recomenda aos consumidores que mantenham contato com o fornecedor, para facilitar o procedimento. Quando o consumidor pede o seu dinheiro de volta por um motivo contundente a loja virtual realiza o reembolso sem demais problemas. Isso porque, na realidade, quando o cliente realiza o pagamento para o site, o seu dinheiro fica retido e o fornecedor só recebe após o consumidor mostrar a sua satisfação, tanto com a entrega quanto com o produto.

6

Já para saber quando o seu dinheiro será devolvido após a confirmação de reembolso é preciso conferir qual o prazo conforme a forma de pagamento. Quando a compra foi paga com boleto bancário, MercadoPago, Western Union ou transferência bancária o prazo de reembolso é de sete a 10 dias úteis. No caso de cartões de crédito, é de três a 15 dias. Para demais formas de pagamento é possível conferir no portal. No entanto, para evitar transtornos, o indicado é adquirir mercadorias dos fornecedores melhores posicionados, ou seja, que têm fama de oferecerem maior qualidade.

Veja também: Como comprar no Wish - Passo a passo e formas de pagamento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir reembolso no Aliexpress, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.