O Steam é uma das plataformas de games mais populares do mundo, que oferece jogos para o PC. Desde 2015, é possível reaver o dinheiro gasto na compra de jogos e softwares, independente se o motivo é porque o computador não suporta o game, a compra foi equivocada ou simplesmente porque o usuário não gostou do jogo. Para aprender como pedir reembolso na Steam confira as explicações que o umComo.com.br tem para dar sobre o procedimento.
Para pedir reembolso na Steam a primeira coisa que o usuário da plataforma de games deve saber é que o jogo ou software deve ter sido usado por até duas horas, e o prazo para solicitar o dinheiro de volta é de 14 dias. Se você não extrapolou esse limite e está dentro do prazo basta acessar o link help.steampowered.com e se logar, informando os dados solicitados. Depois de ingressar na plataforma, aparecem várias opções para a questão “como podemos lhe ajudar”, sendo que você deve clicar em “na compra”.
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Na página seguinte vão aparecer as últimas aquisições do usuário, sendo que ele deve selecionar o jogo que deseja devolver. O próximo passo é escolher entre as opções que respondem à pergunta qual o motivo para a devolução. Aqui, você pode selecionar qualquer uma, de preferência, a que condiz com a realidade, mas de qualquer forma a mesma tela aparece posteriormente para confirmar a solicitação, clicando em “Quero solicitar um reembolso”.
Durante o processo você deve ainda escolher uma opção no campo “Motivo” para dar mais detalhes a respeito do seu pedido, além de fazer alguma observação, caso julgue necessário. Por fim, clique no botão “Enviar solicitação”. A Steam explica que todos os pedidos de reembolso são analisados individualmente e um e-mail logo em seguida é enviado ao usuário. Nele, a plataforma informa que a análise pode levar um tempinho. No entanto, até no mesmo dia você pode receber o segundo e-mail. Se a solicitação for aceite, é informado que no período de sete dias o usuário será reembolsado no valor gasto pelo jogo devolvido.
Quem já passou pelo procedimento afirma que a devolução do dinheiro é garantida, desde que os requisitos citados anteriormente sejam seguidos. Além disso, o reembolso é feito pela Carteira Steam ou da maneira como o pagamento foi realizado originalmente, a não ser que não seja permitido, como é o caso de pagamentos feitos por meio de boleto bancário, Visa, Mastercard, Diner's Club e American Express nacionais, Pagseguro, Itaú Online, Banco do Brasil Online, Hipercard, BoaCompra Gold, Aura e Bitcoin.
Vale dizer que o reembolso na Steam nessas condições funciona para jogos e softwares comprados na sua loja virtual, já em outras compras o procedimento pode mudar. Se forem adquiridos conteúdos adicionais, como itens utilizados com outro jogo ou software, o reembolso pode ser solicitado em até 14 dias, desde que o produto base não tenha sido usado por mais de duas horas, nem consumido, modificado ou trocado.
No caso das compras em jogos, além do item não ter sido consumido, modificado ou trocado, o reembolso funciona se for solicitado dentro de 48 horas. Se o game não for da Valve, depende dos termos da outra empresa. Já se o jogo está em pré-vendas, o reembolso deve ser solicitado até o lançamento do título. Se a aquisição foi de crédito na Carteira Steam, o valor é reembolsado se solicitado em até 14 dias e se o mesmo não foi utilizado ainda.
No caso de hardware, o reembolso pode ser solicitado em até 30 dias. Mas se forem pacotes o reembolso funciona se nenhum item foi transferido e nem utilizado por mais de duas horas. Para presentes não resgatados o prazo também é de 14 dias, mas se forem resgatados não devem ter sido usados por mais de duas horas. Enquanto isso, as compras feitas fora do Steam não são reembolsáveis, o mesmo serve para os filmes. O direito de reembolso é anulado a usuários banidos pelo VAC, que é nem mais nem menos que o Sistema Valve Antitrapaça.
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