Como pedir reembolso na Steam

Como pedir reembolso na Steam

O Steam é uma das plataformas de games mais populares do mundo, que oferece jogos para o PC. Desde 2015, é possível reaver o dinheiro gasto na compra de jogos e softwares, independente se o motivo é porque o computador não suporta o game, a compra foi equivocada ou simplesmente porque o usuário não gostou do jogo. Para aprender como pedir reembolso na Steam confira as explicações que o umComo.com.br tem para dar sobre o procedimento.

Passos a seguir:
1

Para pedir reembolso na Steam a primeira coisa que o usuário da plataforma de games deve saber é que o jogo ou software deve ter sido usado por até duas horas, e o prazo para solicitar o dinheiro de volta é de 14 dias. Se você não extrapolou esse limite e está dentro do prazo basta acessar o link help.steampowered.com e se logar, informando os dados solicitados. Depois de ingressar na plataforma, aparecem várias opções para a questão “como podemos lhe ajudar”, sendo que você deve clicar em “na compra”.

Confira também o nosso artigo sobre como funciona a Steam.

2

Na página seguinte vão aparecer as últimas aquisições do usuário, sendo que ele deve selecionar o jogo que deseja devolver. O próximo passo é escolher entre as opções que respondem à pergunta qual o motivo para a devolução. Aqui, você pode selecionar qualquer uma, de preferência, a que condiz com a realidade, mas de qualquer forma a mesma tela aparece posteriormente para confirmar a solicitação, clicando em “Quero solicitar um reembolso”.

3

Durante o processo você deve ainda escolher uma opção no campo “Motivo” para dar mais detalhes a respeito do seu pedido, além de fazer alguma observação, caso julgue necessário. Por fim, clique no botão “Enviar solicitação”. A Steam explica que todos os pedidos de reembolso são analisados individualmente e um e-mail logo em seguida é enviado ao usuário. Nele, a plataforma informa que a análise pode levar um tempinho. No entanto, até no mesmo dia você pode receber o segundo e-mail. Se a solicitação for aceite, é informado que no período de sete dias o usuário será reembolsado no valor gasto pelo jogo devolvido.

4

Quem já passou pelo procedimento afirma que a devolução do dinheiro é garantida, desde que os requisitos citados anteriormente sejam seguidos. Além disso, o reembolso é feito pela Carteira Steam ou da maneira como o pagamento foi realizado originalmente, a não ser que não seja permitido, como é o caso de pagamentos feitos por meio de boleto bancário, Visa, Mastercard, Diner's Club e American Express nacionais, Pagseguro, Itaú Online, Banco do Brasil Online, Hipercard, BoaCompra Gold, Aura e Bitcoin.

5

Vale dizer que o reembolso na Steam nessas condições funciona para jogos e softwares comprados na sua loja virtual, já em outras compras o procedimento pode mudar. Se forem adquiridos conteúdos adicionais, como itens utilizados com outro jogo ou software, o reembolso pode ser solicitado em até 14 dias, desde que o produto base não tenha sido usado por mais de duas horas, nem consumido, modificado ou trocado.

6

No caso das compras em jogos, além do item não ter sido consumido, modificado ou trocado, o reembolso funciona se for solicitado dentro de 48 horas. Se o game não for da Valve, depende dos termos da outra empresa. Já se o jogo está em pré-vendas, o reembolso deve ser solicitado até o lançamento do título. Se a aquisição foi de crédito na Carteira Steam, o valor é reembolsado se solicitado em até 14 dias e se o mesmo não foi utilizado ainda.

7

No caso de hardware, o reembolso pode ser solicitado em até 30 dias. Mas se forem pacotes o reembolso funciona se nenhum item foi transferido e nem utilizado por mais de duas horas. Para presentes não resgatados o prazo também é de 14 dias, mas se forem resgatados não devem ter sido usados por mais de duas horas. Enquanto isso, as compras feitas fora do Steam não são reembolsáveis, o mesmo serve para os filmes. O direito de reembolso é anulado a usuários banidos pelo VAC, que é nem mais nem menos que o Sistema Valve Antitrapaça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir reembolso na Steam, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.