Como pedir férias para o chefe

Como pedir férias para o chefe

O período de férias é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada. Muitas empresas criam um calendário de férias para os seus empregados, de acordo com o seu perfil, assim, pode ser que você não receba as suas férias nos meses mais comuns, entre dezembro e março, por exemplo. No entanto, se você quer negociar isso veja como pedir férias para o chefe com as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto para ajudar você.

Passos a seguir:
1

Para muitos trabalhadores, as férias são bastante esperadas, pois é o momento em que podem descansar, ficar mais com a família ou com os amigos, viajar e mesmo fazer aquilo que durante o resto do ano nunca dá, como reformar a casa, fazer consertos, etc. No entanto, algumas dessas atividades devem ser feitas em determinados períodos do ano, como as férias em família, que precisam ser realizadas quando os filhos estão de férias da escola também, ou a reforma em casa, que não pode ser feita nos meses mais chuvosos do ano.

2

No entanto, se o calendário de férias para os funcionários da sua empresa não coincidir com o mês que você gostaria de tirar a sua folga, é possível conversar com o seu superior para que seja avaliada a possibilidade de você ter as suas férias no momento que for mais propício às suas necessidades. Desse modo, ao pedir férias para o chefe mostre a ele o motivo pelo qual você solicita essa mudança, seja o desejo de levar os seus filhos para conhecer um lugar especial ou a necessidade dos reparos da sua casa.

3

O mesmo serve para os funcionários que trabalham em locais onde não existe um rigoroso calendário de férias e que possuem uma certa liberdade para escolher quando preferem tirar as suas férias. Trabalhadores informais também devem estar atentos a esse requisito, o de manter um diálogo de confiança com o seu superior, para que possa existir um momento de folga mesmo em um trabalho sem carteira assinada.

4

No entanto, é preciso considerar alguns aspectos antes de fazer essa solicitação, a fim de aumentar as suas chances de receber uma resposta afirmativa da direção da empresa onde você trabalha. Nesse sentido, é importante ser coerente e evitar pedir férias justamente em períodos que já é tradição a empresa ter mais trabalho a ser feito. O mesmo deve ser feito quando você sabe que outros membros da sua equipe vão tirar férias nos dias que você também gostaria de sair. Perante isso, outra dica importante é conversar com o seu chefe com antecedência.

5

Para evitar que o seu setor fique desfalcado e mesmo que você receba uma resposta negativa a sua solicitação de férias em um determinado período, outra dica é conversar com os seus colegas de trabalho, inclusive, os que trabalham diretamente com você. Dessa forma, vocês podem combinar entre si quando fica melhor para cada um tirar as suas férias e propor ao chefe o plano que criaram. Se o setor não ficar desfalcado com a estratégia montada não tem porque a direção da empresa não aceitar.

Veja também: Como solicitar férias por e-mail

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir férias para o chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.