Como pedir dinheiro emprestado para um amigo

Como pedir dinheiro emprestado para um amigo

No meio de uma importante crise econômica mundial, são muitas as pessoas que enfrentam problemas financeiros. As dívidas acumuladas e as contas para pagar geram um enorme estresse, e a única solução consiste em pedir um empréstimo. Mas nem sempre reunimos as condições para ir a um banco, por isso nossos amigos próximos são muitas vezes uma opção viável. É normal pensar que a situação possa se tornar incômoda e que não saibamos por onde começar, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que descubra como pedir dinheiro emprestado para um amigo.

Passos a seguir:
1

O primeiro a ter em conta é que pedir dinheiro emprestado para um amigo deve ser algo ocasional ou, se possível, um evento único. Isto é, que não pode tornar-se um hábito, pois a longo prazo você acabará endividando-se muito mais e gerando uma situação incômoda entre você e seus amigos. Se você está decidido a dar o passo, então o melhor é seguir algumas das recomendações que lhe damos em seguida.

2

Faça um orçamento para determinar quanto dinheiro você precisa, desta forma pedirá o necessário para cancelar suas dívidas reduzindo ao mínimo a possibilidade de ter de ir novamente a um amigo para solicitar mais dinheiro. Neste passo seja honesto e realista, você tem uma lista de prioridades das obrigações financeiras que tem pendente com o objetivo de cancelar primeiro as mais importantes

3

É muito importante que no momento de pedir dinheiro emprestado para um amigo você faça isso pessoalmente. O telefone ou um email são vias completamente impessoais para tratar de um assunto tão delicado. Marquem em algum lugar para tomar um café para que, cara a cara, você possa expor sua situação

4

É importante que você explique para o seu amigo por que precisa de um empréstimo e quais são as dívidas que deve cancelar, mas sem fazer que ele sinta pena da sua situação. Este sentimento não tornará mais fácil a situação, ao contrário, incomodará a ambos. Exponha os seus pontos com honestidade, mas reduzindo ao mínimo os dramas.

5

Uma das coisas que mais pode preocupar a uma pessoa quando faz um empréstimo é que nunca lhe devolvam o dinheiro. Para evitar que isto aconteça e para demonstrar o seu compromisso de pagar, diga para ele que redigirá um contrato no qual conste que ele emprestou o dinheiro para você, a quantidade e a data limite que ambos combinem para a devolução. Este documento, uma vez que o seu amigo concorde, deverá ser assinado por ambos e com assinatura reconhecida, ficando uma cópia para cada um.

6

É muito importante compreender que é possível que o seu amigo não possa fazer o empréstimo, por isso é necessário ter outro plano para conseguir o dinheiro. Não vale a pena ficar chateado ou magoado com nosso amigo por esta situação, você deve lembrar que todo mundo conta com problemas próprios e que talvez também não seja uma boa situação para ele,

7

Se o seu amigo lhe empresta o dinheiro que você precisa, agradeça a ele. A melhor forma de fazer isso é pagando nas datas combinadas, se possível antes. Não devolver o dinheiro não só seria uma espécie de roubo, mas também algo totalmente desleal, não esqueça que está ajudando você quando mais precisa dele.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cobrar uma pessoa pelo whatsapp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir dinheiro emprestado para um amigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.