Partilhar

Como pagar o DPVAT

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pagar o DPVAT

Todos os anos os motoristas, independente se possuem carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros veículos, devem pagar o seguro DPVAT, o que é feito junto com o pagamento do IPVA. Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como pagar o DPVAT e obter mais informações pertinentes sobre o assunto, confira as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como dar entrada no seguro DPVAT
Passos a seguir:
1

A cada ano, os condutores de veículos de alguns estados do Brasil recebem no seu endereço residencial uma correspondência do Detran do seu estado informando quando o IPVA - Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago. De acordo com o final da placa do veículo, a quitação deve acontecer até um determinado mês do ano. Além disso, é comum que os condutores que pagarem o imposto no início do ano ganhem descontos, mas isso depende de cada cidade.

Como pagar o DPVAT - Passo 1
2

O pagamento pode ser feito de muitas maneiras, sendo que, basicamente, para pagar o DPVAT basta quitar o boleto bancário do imposto, uma vez que o valor do seguro está junto com o do imposto. Para acertar o imposto e o seguro, portanto, o motorista deve entrar no site do Detran do seu estado e informar os dados do seu veículo, como a placa do mesmo e o código RENAVAM. É importante dizer que cada estado possui o seu Detran e, por isso, as formas de pagamento e regras podem se diferenciar.

3

De forma geral, ao fazer a consulta no site da entidade, aparece o boleto bancário com o valor do IPVA + DPVAT + outras taxas para que seja impresso e possa ser pago pela internet ou nos bancos credenciados. Em alguns estados do país, motoristas que não tiveram multas no decorrer do último ano recebem descontos. Além disso, é possível parcelar o pagamento, no entanto, se for assim escolhido, perde-se um dos descontos que os cidadãos que pagam em uma única parcela também recebem.

4

Já para não ter que pagar juros pelo atraso do pagamento é preciso que o condutor esteja atento ao prazo final do pagamento, sendo que nem todos os estados os condutores recebem uma carta lembrando do pagamento. Desse modo, corre-se o risco de esquecer-se de efetivar o pagamento. Para quem não sabe, o DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre e serve para arcar com os custos médicos e hospitalares que os indivíduos têm quando se envolvem em acidentes.

Como pagar o DPVAT - Passo 4
5

Esse pagamento pode ser recebido tanto pelas vítimas do acidente quanto pelos responsáveis pelo mesmo, desde que tenham se machucado e gasto dinheiro com médicos e hospital. Para solicitar o reembolso o cidadão precisa se dirigir até à agência dos Correios mais próxima ou a um posto de atendimento do DPVAT, presente em todos os estados brasileiros. Por fim, vale dizer que mesmo os motoristas isentos de pagar o imposto devem continuar quitando o valor do DPVAT.

Saiba também como dar entrada no seguro DPVAT no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar o DPVAT, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como pagar o DPVAT

Como pagar o DPVAT
1 de 3
Como pagar o DPVAT

Voltar ao topo da página