Como pagar IPVA pela Internet

Como pagar IPVA pela Internet

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é um tributo cobrado a todos aqueles que residem no Brasil e possuem um automóvel. O IPVA é um imposto estadual, ou seja, se você mora no estado de São Paulo, seu IPVA será direcionado ao governo paulista. Em geral, o IPVA é cobrado no início do ano, assim como demais tributos (IPTU, entre outros). Quando falamos de impostos, podemos observar que muitas pessoas têm dúvidas na hora de saber como pagá-los. No caso do IPVA não é diferente - é possível pagá-lo pela internet, por exemplo? A resposta para essa pergunta é sim! Esse post do umCOMO mostra como pagar IPVA pela internet.

Como consultar IPVA pela internet

Felizmente, com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes, a maioria das Secretarias estaduais da Fazenda já disponibilizou o serviço de consulta ao IPVA pela internet. Para encontrar o relativo ao seu estado, basta procurar por "nome do estado + IPVA" no seu navegador web. É possível consultar IPVA pela internet nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Sergipe, por exemplo.

Via de regra, para consultar IPVA pela internet você irá precisar das seguintes informações:

  • Número da placa do seu veículo;
  • Código Renavam (Registro Nacional de Veículo, disponível no Certificado de Licenciamento de Veículo).

Basta inserir esses números no formulário específico do site que você terá acesso a suas guias de IPVA.

Como pagar IPVA pela internet

Esqueça as longas e intermináveis filas: atualmente, é possível pagar IPVA pela internet - muito mais fácil, seguro e rápido. Você pode pagar seu IPVA pelo internet banking, seja no computador (no site do seu banco) ou no celular (no aplicativo do seu banco).

Em quais bancos posso pagar IPVA pe internet? Em primeiro lugar, é preciso consultar quais são os bancos credenciados para receber o IPVA no seu estado. No entanto, grande parte dos estados aceita receber pelos bancos:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • HSBC;
  • Itaú;
  • Santander, entre outros.

Para pagar IPVA pela internet na Caixa, você já deve ter gerado a guia de IPVA previamente. Após isso, basta acessar o internet banking da Caixa e escolher a opção “Pagamentos”. Nesse campo, você deverá selecionar a opção “IPVA” e preencher os dados solicitados. Muito simples, não? Mas onde pagar IPVA na lotérica? Para aqueles que preferem o método tradicional de pagamento, basta ir até uma casa lotérica da Caixa levando a guia do IPVA e escolher um guichê apto a receber pagamentos.

Como pagar IPVA pela internet pelo celular

Se você deseja pagar IPVA pelo celular no Banco do Brasil, saiba que todo o processo é muito simples. O primeiro passo para saber como pagar IPVA pelo aplicativo BB é ter instalado previamente o aplicativo do Banco do Brasil no seu celular - confira nosso artigo com as orientações de como usar o aplicativo do Banco do Brasil no celular. Dentro do app, selecione a opção “Pagamentos” > “Sem código de barras” > “IPVA” e insira os dados solicitados pelo banco.

Pagar IPVA pelo celular no Itaú não é possível, pois o banco não conta com essa funcionalidade. Se você deseja pagar seu IPVA pela internet e tem conta no Itaú, você deve acessar o internet banking por um computador e, dentro de “Pagamentos”, buscar a opção “IPVA”.

Como pagar IPVA vencido pela internet

Nem sempre conseguimos pagar nossos impostos em dia, devido as mais diversas razões: desemprego, ausência de economias, planejamento financeiro mal estruturado, etc. Nesse sentido, às vezes atrasamos alguns pagamentos - nosso artigo como parcelar IPVA em 24 vezes pode ser útil nesse momento.

É normal que você tenha dúvidas: o que fazer quando seu IPVA vence? Onde pagar IPVA pela internet se ele está vencido? Felizmente, pagar IPVA vencido é muito fácil e não irá tomar muito tempo. Siga as orientações:

  1. Busque por "nome do estado + IPVA" no seu navegador web e, inserindo o número da sua placa do carro e o código Renavam, gere uma nova guia com o valor do IPVA corrigido;
  2. Verifique se seu banco está credenciado para receber o pagamento do IPVA. Em geral, bancos como Caixa Econômica, Banco do Brasil e Santander recebem sem problemas;
  3. Você pode optar por pagar o IPVA na própria agência bancária, levando a guia de pagamento impressa, ou online - basta seguir as orientações dadas anteriormente neste artigo. Confira mais informações em como pagar o IPVA atrasado.

Dica: Acesse esse artigo para saber mais sobre o tema: IPVA atrasado dá multa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar IPVA pela Internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.