Como pagar conta de água pela internet

Como pagar conta de água pela internet
Imagem: E College Finder

A internet facilitou imensamente a comunicação entre pessoas e empresas. Entre as várias vantagens do mundo digital estão facilidades como realizar compras e pagar contas on line com direito à toda comodidade e conforto do seu lar. Mas se você ainda precisa de ajuda para acessar alguns dos recursos como pagar conta de água pela internet, confira a seguir um passo-a-passo criado pelo umComo.com.br.

Programe o débito automático

Para pagar a conta de água pela internet você pode programar o débito automático em sua conta bancária. Basta preencher um formulário disponível no website ou ponto de atendimento da concessionária de água de seu estado. O banco deve fazer parte da rede conveniada para essa operação junto à concessionária.

Após preencher o formulário, imprima e entregue em sua agência bancária. Você também pode verificar com a gerente de sua conta outros procedimentos e a possibilidade de enviar o documento por e-mail, a fim de autorizar o débito mensal.

Visite a Agência Virtual da Sabesp

Em São Paulo, a Sabesp oferece uma lista dos bancos conveniados nos quais é possível programar o pagamento automaticamente.

No website, acesse a Agência Virtual da Sabesp, preencha e imprima o formulário para débito automático, e entregue ao banco no qual possui conta bancária.

Você também pode ir direto à sua agência bancária para realizar o procedimento pessoalmente, desde que o banco integre a rede conveniada para essa operação. Seu gerente ou outro funcionário pode informá-lo a respeito.

Acesse o website do seu banco

Se ao invés de autorizar o débito automático você prefere realizar o pagamento em datas diferentes, você pode acessar o Internet Banking.

Antes, é preciso solicitar ou cadastrar uma senha para utilizar o ambiente online da instituição bancária da qual você já é cliente. Lembre-se: não é possível usar a senha do cartão utilizada para saques em caixas eletrônicos.

Informe-se com seu gerente ou funcionário de sua agência bancária como cadastrar ou emitir uma senha para uso on line.

Em posse da senha on line, acesse o website do seu banco e informe os dados da sua conta corrente. Na primeira vez, será solicitado que você instale o módulo de segurança para realizar suas operações sem riscos de sofrer a ação de hackers, por exemplo.

Siga o passo-a-passo oferecido pelo site como autorizar o download de softwares. Ao final, feche todas as páginas e programas e reinicie seu computador.

Utilize o código de barras

Com o sistema de segurança do banco instalado, você está pronto para usar quantas vezes quiser seu Internet Banking. No website da instituição, digite a conta, agência e a senha on line.

Procure no menu de opções na parte superior ou nas laterais do site o item “Pagamentos”. Clique no ícone e veja as opções disponíveis. Escolha “Água”.

Lembre-se de ter em mãos a conta mensal de água impressa em papel. Nela, você encontra o código de barras. Preencha o formulário do site com a data do pagamento, valor e a sequência númerica que aparece em cima do código de barras. Clique em “Confirmar Pagamento” ou “Pagar”. Este ícone e a palavra pode variar de acordo com o design e layout do seu banco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar conta de água pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Sempre execute o download do módulo de segurança de seu banco para realizar operações on line. Não aceite ajuda de estranhos para utilizar sua conta corrente on line. Em caso de dúvidas, ligue para o serviço de informações de seu banco e solicite ajuda no Help Desk do Internet Banking.