Como pagar conta de água atrasada

Como pagar conta de água atrasada

Muitas pessoas atrasam o pagamento da conta de água por estarem endividadas, por esquecimento ou até mesmo por uma greve nos bancos ou Correios. Seja qual for o motivo, uma conta de água atrasada pode causar alguns transtornos, desde o pagamento de juros e multas até mesmo ao corte do fornecimento de água. Para que saiba o que fazer quando a fatura da água já se encontra vencida, em umComo vamos lhe explicar como pagar a conta de água atrasada.

 

Passos a seguir:
1

Caso você deixe passar a data de pagamento da fatura de água, saiba que pode efetuar o pagamento utilizando os mesmos dados dessa mesma fatura já vencida. Você pode efetuar o pagamento da conta de água atrasada mesmo que a fatura esteja com a data vencida, depois os juros serão cobrados na próxima fatura.

2

Mas, se preferir pode pedir uma segunda via da fatura já com os valores e datas atualizados, para que você possa fazer logo o pagamento dos juros pelo atraso. Você pode pedir a segunda via da conta nas agências durante o horário comercial ou nos sites, tanto na Sabesp, Casan, Saneatins ou qualquer outra empresa fornecedora de água. Mas, lembre-se que você não precisa fazer isso, pois basta aguardar pela fatura seguinte já com os juros.

3

Quando há o atraso no pagamento da conta de água é cobrada uma multa de 2%, juros de 1% e correção monetária. Estes valores serão somados na próxima fatura emitida.

4

Caso tenha uma conta em débito ou atrasar o pagamento da conta de água mais de 30 dias, saiba que poderá haver corte de fornecimento de água. Você receberá uma notificação do corte do fornecimento de água e terá um prazo de 7 dias para regularizar a situação, desde que foi notificado. Vencido este prazo, a companhia de fornecimento cortará o fornecimento de água.

Imagem: universalpb.com.br
5

Em caso de corte, você deverá comparecer a uma agência da companhia para efetuar o pagamento das contas em atraso e os respectivos juros e multas. Se preferir, pode solicitar um parcelamento de contas em atraso. Depois de saldar a sua dívida, a companhia de água deve retomar os seus serviços num prazo médio de 48 horas.

6

Faça uma planilha de gastos para ter sempre as suas contas em dia e controladas. Assim, conseguirá conseguirá gerenciar melhor o seu dinheiro e até poderá poupar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar conta de água atrasada, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Para evitar incômodos tente pagar as suas contas da água sempre dentro das datas limite, assim conseguirá evitar pagar multas, juros e ter de passar por possíveis cortes de água.