Como organizar o trabalho em equipe
Trabalhar de forma individual é algo cada vez mais comum e por isso a cada dia é mais importante ser eficaz no trabalho freelancer. Mas o trabalho em equipe não acabou e continua sendo muito habitual, ainda que, possivelmente, seja mais complicado conseguir que todas as pessoas do grupo trabalhem bem. Afinal de contas, o trabalho solitário permite impor os ritmos de trabalho que mais gostamos e o trabalho em equipe implica negociar e organizar tarefas. Em umComo.com.br vamos oferecer vários conselhos sobre como organizar o trabalho em equipe.
Passos a seguir:
Toda a equipe precisa de um líder. Um dos membros da equipe - pode ser a pessoa que tem o maior cargo de responsabilidade - terá que assumir de uma maneira ou de outra o controle.
Isso não implica ser um tirano ou que a equipe não possa tomar decisões de grupo: supõe que essa pessoa se encarregará de manter em dia a agenda e saber se tudo está sendo feito como devido. As técnicas para organizar o trabalho de escritório podem servir de ajuda.
Os membros da equipe devem trabalhar no que gostam. Isto é, na hora de trabalhar em equipe, são necessários diferentes perfis para diferentes tarefas completamente diferentes e muitas vezes complementares. Em um grupo, é habitual que existam diversos perfis para quem cada tarefa será mais acertada.
Não se deve incentivar a concorrência, e sim a colaboração. Uma equipe não é uma carreira a ser concedida ao melhor do grupo e sim um trabalho conjunto. Os membros da equipe devem ajudar e apoiar-se uns aos outros. Estas técnicas podem ser aproveitadas para fomentar o trabalho em equipe.
Deve-se respeitar as datas, os prazos e as entregas. Em uma equipe, todos dependem do trabalho dos outros, pelo que os membros devem ser rigorosos com os horários de trabalho.
Deve-se encarar os problemas. É normal que quando trabalham várias pessoas juntas ocorram atritos e problemas. Não devemos deixá-los sedimentarem. A equipe deve enfrentá-las juntos e solucioná-las. Falar mal do outro na máquina de café não é a solução.
E cada conquista é uma conquista conjunta. Não devemos esquecer que, quando se trabalha em equipe, as vitórias são de todos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar o trabalho em equipe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.