Trabalho em equipe

Como organizar o trabalho em equipe

Como organizar o trabalho em equipe

Trabalhar de forma individual é algo cada vez mais comum e por isso a cada dia é mais importante ser eficaz no trabalho freelancer. Mas o trabalho em equipe não acabou e continua sendo muito habitual, ainda que, possivelmente, seja mais complicado conseguir que todas as pessoas do grupo trabalhem bem. Afinal de contas, o trabalho solitário permite impor os ritmos de trabalho que mais gostamos e o trabalho em equipe implica negociar e organizar tarefas. Em umComo.com.br vamos oferecer vários conselhos sobre como organizar o trabalho em equipe.

Passos a seguir:

1

Toda a equipe precisa de um líder. Um dos membros da equipe - pode ser a pessoa que tem o maior cargo de responsabilidade - terá que assumir de uma maneira ou de outra o controle.

2

Isso não implica ser um tirano ou que a equipe não possa tomar decisões de grupo: supõe que essa pessoa se encarregará de manter em dia a agenda e saber se tudo está sendo feito como devido. As técnicas para organizar o trabalho de escritório podem servir de ajuda.

3

Os membros da equipe devem trabalhar no que gostam. Isto é, na hora de trabalhar em equipe, são necessários diferentes perfis para diferentes tarefas completamente diferentes e muitas vezes complementares. Em um grupo, é habitual que existam diversos perfis para quem cada tarefa será mais acertada.

4

Não se deve incentivar a concorrência, e sim a colaboração. Uma equipe não é uma carreira a ser concedida ao melhor do grupo e sim um trabalho conjunto. Os membros da equipe devem ajudar e apoiar-se uns aos outros. Estas técnicas podem ser aproveitadas para fomentar o trabalho em equipe.

5

Deve-se respeitar as datas, os prazos e as entregas. Em uma equipe, todos dependem do trabalho dos outros, pelo que os membros devem ser rigorosos com os horários de trabalho.

6

Deve-se encarar os problemas. É normal que quando trabalham várias pessoas juntas ocorram atritos e problemas. Não devemos deixá-los sedimentarem. A equipe deve enfrentá-las juntos e solucioná-las. Falar mal do outro na máquina de café não é a solução.

7

E cada conquista é uma conquista conjunta. Não devemos esquecer que, quando se trabalha em equipe, as vitórias são de todos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar o trabalho em equipe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lucia
Seu material está muito bom, Acredito que foi elaborado com uma boa equipe.
Aproveito para dizer que fiz uma pesquisa para uma palestra : Para que a equipe pudesse
ver o perfil dos profissionais trabalhados.
Obrigada pela experiencia de estar com sua equipe.
Como organizar o trabalho em equipe